Leia também:
X Confissão e arrependimento

“O povo de Deus pede medidas concretas contra os abusos”

Papa Francisco deu declaração durante uma cúpula que trata do problema dentro da Igreja

Jade Nunes - 21/02/2019 08h21 | atualizado em 21/02/2019 11h32

Papa Francisco Foto: EFE/ Vincenzo Pinto

O papa Francisco afirmou nesta quinta-feira (21) que o que se espera da Igreja não é apenas condenar os abusos de seus clérigos, mas “medidas concretas e efetivas” para erradicá-los.

– O povo de Deus olha para nós e não espera de nós condenações simples e óbvias, mas medidas concretas e eficazes. É necessário que isso se concretize – declarou o pontífice, diante dos 190 representantes da hierarquia eclesial, reunidos para enfrentar o problema dos abusos em uma cúpula sem precedentes na história da Igreja.

– Diante do flagelo do abuso sexual perpetrado pelos homens da Igreja contra menores, pensei em consultar vocês, patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos, superiores religiosos e responsáveis, para que juntos, possamos escutar o grito dos pequenos que pedem justiça – disse Francisco, durante seu discurso de abertura da cúpula.

O Papa anunciou que os participantes, incluindo 114 representantes das Conferências Episcopais, receberão “diretrizes” para ajudar na reflexão e que estas serão “um simples ponto de partida”.

A reunião começou com as palavras de uma vítima lida por um dos membros da comissão organizadora e especialista na luta contra o abuso, o sacerdote Hans Zollner:

– Nem meus pais, nem as autoridades eclesiásticas ouviram meu choro. E eu me pergunto: Por que Deus também não ouviu?

A cúpula continuará com a apresentação de um dos nove relatores nestes três dias de reunião, o cardeal filipino Luis Antonio Tagle.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Corpo de missionário morto na Ásia não será recuperado
2 Igreja se recusa a aceitar dinheiro de dono de cassino
3 Mara Maravilha afirma que os evangélicos julgam muito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.