Leia também:
X Ana Paula fala sobre Pr. Márcio Valadão: “Descanso merecido”

Morre o monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova

Líder religioso morreu de insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora

Paulo Moura - 13/12/2022 08h21 | atualizado em 13/12/2022 10h54

Monsenhor Jonas Abib Foto: Arquivo/Canção Nova

O monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, morreu na noite desta segunda-feira (12), aos 85 anos de idade, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Canção Nova. De acordo com a comunidade, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

Abib tinha deixado o hospital na última quinta-feira (8), após ficar um mês hospitalizado para tratar uma pneumonia. Desde 2021, ele fazia um tratamento quimioterápico de um mieloma, tipo de câncer que se desenvolve nas células plasmáticas.

O velório de Abib começou na manhã desta terça (13) e segue até quinta (15), no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista.

O monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto, no interior de São Paulo. O ordenamento de Abib como sacerdote aconteceu em 1964, quando ele passou a se dedicar ao trabalho de evangelização de jovens.

Em 1971, o então padre Jonas Abib conheceu a Renovação Carismática Católica, movimento que incorporou ao catolicismo alguns traços do pentecostalismo. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, cujo objetivo seria evangelizar pelos meios de comunicação social.

Conhecida em todo o país, a comunidade fundada por Jonas Abib é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.

O título de monsenhor foi concedido ao sacerdote pelo papa Bento XVI, em 17 de outubro de 2007, a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo pontífice católico a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

Leia também1 Helicóptero pousou em hotel de Lula, mas petista ficou no local
2 Fotos: Brasília vive noite de caos com fogo em carros e ônibus
3 Crime: Atletas do Brasília Vôlei são assaltadas durante almoço
4 Alvorada: Bolsonaro acena para apoiadores e abraça crianças
5 Justiça condena governo a pagar indenização ao filho de Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.