Leia também:
X Mãe de Marielle Franco recebe telefonema do papa Francisco

Site lista 10 motivos para você não se tornar um missionário

Portal destacou questões que podem frustrar as expectativas de quem pensa em realizar missões

Gabriela Doria - 21/03/2018 18h02 | atualizado em 21/03/2018 18h17

As razões para alguém se tornar um missionário são inúmeras. Apesar disso, poucos levam em consideração que o trabalho missionário envolve questões que, muitas vezes, não estão sob controle e podem acabar frustrando a expectativa de quem realiza as missões. De olho nisso, o site A Life Overseas listou e explicou 10 motivos para você não se tornar um missionário. Confira!

Tornar-se missionário deve ser decisão bem resolvida Foto: Reprodução Facebook

1. Não se torne um missionário se você pensa que vai mudar o mundo
Apesar de nobre, o desejo de mudar o mundo pode confundir o missionário, cuja função real é servir as pessoas. É preciso entender que abrir mão do conforto para ajudar pessoas do outro lado do mundo pode não ter o resultado que se espera, nem o reconhecimento pelo trabalho.

2. Não se torne um missionário para ser uma pessoa melhor
A mudança para um ambiente diferente do seu não fará com que você se torne uma nova pessoa. Quem você é em seu cotidiano habitual será a mesma pessoa que estará do outro lado do mundo. No máximo, a experiência fará com que a fé seja potencializada, mas a essência do missionário será a mesma.

3. Não seja um missionário se você pensa ter todas as respostas para os problemas locais
Para ser missionário é preciso se despir da ideia de que você possui as soluções para os problemas que encontrará. Um dos trabalhos fundamentais de quem realiza missões é escutar as demandas locais e não propor soluções prontas, ignorando a sabedoria de quem mora ali.

4. Não seja um missionário se você acredita ter alcançado o limite da espiritualidade
Sair da zona de conforto e viver uma realidade diferente pode despertar nas pessoas sentimentos que ela não sabia que existiam dentro de si. Sobretudo emoções negativas, atitudes arrogantes e até crises com a própria fé. Neste caso, é preciso reconhecer que as circunstâncias locais podem tirar o missionário do eixo, fazendo com que ele questione sua evolução espiritual.

5. Não se torne um missionário se você acha que viver à base de ofertas é simples
Diferentemente do empregado, que tem o salário na conta todo início de mês, o missionário vive à base de ofertas e doações de pessoas que nem conhece. Pode ser desgastante ter que conviver, todo mês, com a possibilidade de não ter recursos suficientes para se manter.

6. Não seja missionário se não souber ser flexível
Ser missionário requer planejamento, mas, principalmente, flexibilidade e humildade para aceitar que nem sempre o plano vai se manter. Circunstâncias fora do controle podem surgir e acabar com o planejamento cuidadosamente feito. Quando isto acontece, a única opção que resta para que não haja tanto prejuízo é aceitar a realidade e buscar uma nova solução.

7. Não decida ser missionário de uma hora para outra
A decisão de se tornar missionário e mudar para outro país deve ser pensada com cuidado. Por causa da seriedade que o trabalho exige, atitudes impulsivas podem tornar a experiência decepcionante tanto para quem serve quanto para quem recebe o cuidado.

8. Não seja missionário para resolver problemas pessoais
Problemas na família, no casamento ou com os filhos vão persistir mesmo que você esteja do outro lado do mundo. Inclusive, tendem a se agravar quando a viagem ocorre em meio ao caos familiar, o que prejudica todos os envolvidos.

9. Não se torne um missionário se não souber lidar com as adversidades
Quem se propõe a pregar mundo afora precisa estar preparado para situações inesperadas e até mesmo rompimentos. Durante esse período haverá mudanças de imóvel e pessoas vão entrar e sair da sua vida. Para evitar o sofrimento, é importante saber lidar de maneira saudável com estes acontecimentos.

10. Não seja um missionário para impressionar seus amigos ou encontrar amigos legais
Certamente em seu trabalho missionário você vai encontrar pessoas incríveis. Isto é algo natural, assim como ter de lidar com gente com quem você não terá afinidade. Mas esse não deve ser o objetivo da atividade e sim uma consequência da situação.

Leia também1 Pastor anglicano reclama de silêncio da igreja sobre Síria
2 Missionário conta experiência em prisão na Coreia do Norte

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.