Cristolândia atua há 15 anos no resgate de dependentes químicos
Projeto de Missões Nacionais é mantido por meio de ofertas
Ana Luiza Menezes - 24/06/2024 14h01

Na próxima quarta-feira (26), é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Em 2009, a Junta de Missões Nacionais (JMN), da Convenção Batista Brasileira (CBB), lançou o projeto Cristolândia e desde então atua na recuperação e ressocialização de usuários de drogas.
Ciente de que o problema da dependência química afeta todo o país, com consequências gravíssimas que vão desde o aumento da violência até a destruição de famílias, a JMN enfrenta a realidade e oferece oportunidades que viabilizam mudança de vida.
Atualmente, são 40 unidades em todo o país. Só em 2023, mais de 100 mil pessoas foram atendidas e mais de 900 mil refeições foram servidas no projeto.
No mesmo ano, mais de 1.500 pessoas foram acolhidas e 160 completaram o trilho da Cristolândia – programa que compreende a desintoxicação até a ressocialização completa. Assim, essas vidas foram ressocializadas e transformadas. O Programa de Ressocialização Cristolândia dura em média 24 meses, variando de acordo com o desenvolvimento de cada pessoa acolhida.

Em julho, a Cristolândia irá completar 15 anos. Os testemunhos de vidas transformadas já foram destaque em vários veículos de comunicação.
Uma das vidas transformadas pela iniciativa é Ruam Miguel, de 36 anos de idade. A mãe dele disse que já passou mais de quatro meses sem notícias do filho, que estava nas ruas. Mas um dia, ela recebeu o telefonema de um pastor que encontrou Ruam e contou que e o jovem queria ajuda.
Miguel foi acolhido em uma unidade do projeto em Recife (PE).
– Eu não conhecia a Cristolândia. Fui observando o projeto por meio das redes sociais. Ele foi limpo, foi vestido. Tudo foi feito com amor. E eu perguntei ao pastor: “Quanto é?”E o pastor respondeu: “Não, não paga nada”. Esse povo ama com ação – disse a mãe de Ruam Miguel.
Outra vida mudada por meio do projeto foi a de Tatiane Alves. De família humilde, ela conheceu as drogas aos 12 anos de idade e chegou a integrar uma quadrilha.
Foram 23 anos nas drogas até que Tatiane foi para a Cristolândia. Ela mudou de cidade para escapar da morte. Antes de mudar de vida, ela viveu nas ruas e comeu itens que encontrou no lixo. Tudo começou a mudar após ser chamada para tomar um café no projeto. Sua acolhida aconteceu em maio de 2018. Atualmente, Alves está casada e experimenta uma nova realidade com Cristo.
O projeto também impacta as vidas de seus voluntários, como relatou Fernanda Borges. Ela participou de um grande evento evangelístico chamado Mega Ação Jesus Transforma Cracolândia SP, em 2023.
– A Ação Jesus Transforma Cracolândia SP, transformou a minha vida! Eu acompanhei mulheres que decidiram sair dessa vida da cracolândia. Na cracolândia, pude ver como o ser humano consegue chegar a viver na mais profunda miséria. Participar do momento em que várias pessoas decidiram por uma mudança de vida foi uma experiência maravilhosa e que transformou minha vida. Eu acompanhei quatro mulheres que decidiram sair dessa situação. Caminhei ao lado de uma delas, da cracolândia até a base da Cristolândia. Foi então que ela me disse que tomou essa decisão porque queria recuperar seus cinco filhos. (…) Não existe foto pra mostrar, mas nunca vou esquecer – relatou.
A Junta de Missões Nacionais acredita na transformação de vidas. Clique aqui para saber mais sobre a atuação dessa agência missionária que existe desde 1907. Presente em 26 estados e no Distrito Federal, a JMN tem seu trabalho sustentado pelas ofertas de parceiros.
Leia também1 Vítima de Marcus Grubert revela briga de Heloisa Rosa com marido
2 Spirulina: Conheça os benefícios da microalga milenar
3 Silvia Waiãpi nega harmonização facial e cita perseguição
4 Livro de Nikolas Ferreira fica em 1º lugar em lista da Amazon
5 OMS volta a alertar para aumento de falsificações de Ozempic



















