Leia também:
X Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos no Vaticano

Líderes mundiais lamentam morte do papa emérito Bento XVI

Pontífice faleceu neste sábado aos 95 anos

Pleno.News - 31/12/2022 10h01 | atualizado em 02/01/2023 13h03

Papa emérito Bento XVI faleceu neste sábado Foto: EFE/EPA/ALBERTO PIZZOLI/POOL POOL

Presidentes, primeiros-ministros e lideranças mundiais, em geral, lamentaram a morte do papa emérito Bento XVI, aos 95 anos, neste sábado (31). O pontífice será velado a partir de segunda-feira (2), com o funeral marcado para a quinta (5).

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o país “está de luto” por Bento XVI, cuja “doçura e sabedoria beneficiaram” a “toda a comunidade internacional”.

– Com dedicação, seguiu servindo à causa da Igreja em seu encargo sem precedentes de papa emérito, com humildade e serenidade – declarou Mattarella.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também homenageou o pontífice nas redes sociais.

– O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de sua santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno – declarou.

A primeira ministra-italiana, Giorgia Meloni, descreveu o papa emérito como “um gigante da fé e da razão” e “um grande homem que a história não esquecerá”.

– Um homem apaixonado pelo Senhor, que colocou a sua vida a serviço da Igreja, que falou e seguirá falando ao coração e à mente das pessoas – afirmou.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também prestou suas condolências e disse que o papa emérito “foi um grande teólogo, cuja visita ao Reino Unido, em 2010, foi um momento histórico para católicos e não católicos” de toda a nação.

– Meus pensamentos estão com os católicos no Reino Unido e em todo o mundo hoje – declarou Sunak nas redes sociais.

O velório do papa emérito será realizado a partir desta segunda-feira (2) no Vaticano. O papa Francisco presidirá os ritos de despedida do funeral, a partir das 9 horas, em horário local, da próxima quinta (5).

– O corpo do papa emérito estará na Basílica de São Pedro, para a despedida dos fiéis – informou a Santa Sé.

Bento XVI morreu às 9h34 em horário local (5h34 pelo horário de Brasília) e, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, deixou como último pedido que o funeral fosse “o mais simples possível; solene, mas sóbrio”.

O porta-voz afirmou que Bento XVI recebeu a extrema unção na quarta (28) após seu estado de saúde se agravar.

No momento do falecimento, ele estava acompanhado do seu secretário, o monsenhor George Ganswein, e das quatro leigas do Instituto Memores Domini, que o acompanhavam desde a renúncia.

Um espaço na cripta localizada ao lado das catacumbas de São Pedro foi reservado para abrigar o corpo de Bento XVI. Segundo as normas estabelecidas pela Constituição Apostólica Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II, em 1996, o papa Francisco decretará luto oficial.

*AE

Leia também1 Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos no Vaticano
2 Emendas de relator: Ministros de Lula indicaram R$ 291 milhões
3 Bolsonaro chega aos EUA e é recebido aos gritos de "mito"
4 Joênia Wapichana aceita convite para ser presidente da Funai
5 Aliados de Bolsonaro postam agradecimentos ao presidente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.