Leão XIV é empossado com o Anel do Pescador e inicia pontificado
Papa ficou visivelmente emocionado
Pleno.News - 18/05/2025 10h07 | atualizado em 19/05/2025 12h49

O papa Leão XIV recebeu neste domingo (18) o Pálio Papal e o Anel do Pescador, símbolos do poder pontifício, durante a missa de início do seu pontificado na Praça de São Pedro, no Vaticano, diante de inúmeras autoridades e milhares de fiéis.
O novo pontífice ficou visivelmente emocionado quando o cardeal filipino Luis Antonio Tagle colocou o anel em sua mão.
– Hoje, você sucede ao bem-aventurado apóstolo Pedro – proclamou o cardeal em latim, antes de lhe entregar o anel.
The way Pope Leo XIV looked at the Fisherman’s ring and got visibly emotional for a moment was truly moving.
pic.twitter.com/qZfsqXLx4j— Eva Vlaardingerbroek (@EvaVlaar) May 18, 2025
Em seguida, o novo pontífice olhou para sua mão por alguns momentos, quase contendo as lágrimas, enquanto a praça irrompeu em aplausos estrondosos.
O pontificado de Robert Francis Prevost, eleito em 8 de maio no conclave após a morte de Francisco, é considerado oficialmente inaugurado com a entrega desses dois símbolos.
Leão XIV recebeu primeiro o pálio, uma estola de lã branca que representa o peso do rebanho sobre os ombros do pastor, decorada com seis cruzes de seda preta e presa com três alfinetes que representam os pregos da cruz.
Após uma oração, o cardeal filipino lhe entregou o Anel do Pescador, feito de ouro e com uma representação de São Pedro com as chaves e a rede de pesca em seu selo. No interior, a inscrição Leão XIV (em latim) e seu brasão papal.
O dia começou com o papa saudando os fiéis pela primeira vez no papamóvel. Em seguida, o pontífice foi rezar no local onde, segundo a tradição, o apóstolo Pedro foi sepultado, sob o grande dossel no centro da Basílica do Vaticano.
A missa inaugural do pontificado de Leão XIV reuniu representantes de cerca de 150 países e organizações internacionais, incluindo o rei e a rainha da Espanha, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a presidente peruana, Dina Boluarte e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.
*EFE
Leia também1 Portugal vai às urnas eleger novo primeiro-ministro. Saiba mais!
2 Navio da Marinha do México bate em ponte de NY e deixa 2 mortos
3 US$ 1 bi: Banco do Brasil assina acordo com banco da China
4 EUA: Áudios revelam problema de memória sofrido por Biden
5 Trump: "Falarei com Putin por telefone para acabar com guerra"