Leia também:
X ‘Em nenhum momento, Deus trouxe revelação de massacre’, justifica pastor

Justiça chilena reconhece valor absoluto da liberdade religiosa

Decisão da Suprema Corte do Chile liberou missas presenciais no país

Pleno.News - 02/04/2021 20h56 | atualizado em 02/04/2021 21h07

Catedral de Santiago, no Chile Foto: Reprodução

A Terceira Sala da Suprema Corte do Chile decidiu liberar a celebração de missas presenciais durante o período de quarentena provocado pela Covid-19. Com isso, ficou reconhecido o “valor absoluto” da liberdade de consciência e da liberdade religiosa no país.

Devido à pandemia, o Chile decidiu decretar um “estado de exceção” que, entre outras coisas, restringe a liberdade de reunião e deslocamento. Com isso, o governo do presidente Sebastián Piñera acabou colocando restrições em cultos religiosos presenciais.

Com a medida, o religioso Diego Vargas Castillo decidiu acionar a Justiça alegando que seu direito ao livre exercício do culto estava afetado. Apesar de ter perdido instância inferior, ele decidiu recorrer, o que fez o caso chegar à Terceira Sala da Suprema Corte.

Ao decidir a favor do religioso, o tribunal apontou que ele estava “amparado pelo direito fundamental que lhe possibilita participar do culto dominical presencial”. Com isso, a Corte determinou que a “autoridade respectiva deve estabelecer um sistema de permissões para este fim, que lhe permita o deslocamento com este objetivo”.

Apesar da decisão a Suprema Corte ressaltou que, durante a missa, deve ser cumprida “a capacidade máxima determinada pela autoridade com motivos de saúde, considerando os espaços abertos ou fechados em que se realizam e de acordo com as fases ou etapas do plano gerado para estes fins”.

Leia também1 Bolsonaro publica versículo e representação de Jesus na web
2 Presidenciáveis formam grupo no whatsapp "Polo Democrático"
3 Em feriado cristão, web declara #OBrasilAmaBolsonaro
4 Ministro Braga Netto tentará aproximar-se do Supremo
5 Jordy debocha de Tabata por ir ao Conselho de Ética da Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.