Leia também:
X Cantora Ruthe Dayanne lança Mulheres de Fé; ouça agora

Jovem fala sobre a perda do pai em ataque contra cristãos

Perseguição a cristãos deixa marcas emocionais e físicas

Pleno.News - 15/05/2023 17h07 | atualizado em 15/05/2023 17h12

No Centro de Ajuda Pós-Trauma, cristãos recebem apoio e aconselhamento para se recuperarem de suas experiências traumáticas Foto: Portas Abertas

Dos 11 países mais perigosos para cristãos, quatro estão na África Subsaariana: Somália (2º), Eritreia (4º), Nigéria (6º) e Sudão (10º). Os números deixam claro o rastro de violência na região. A Nigéria, que chegou à sexta posição na Lista Mundial da Perseguição 2023, é o país mais violento do Top 50.

No último período de pesquisa (1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022), 89% das mortes de cristãos, ou seja, mais de 5 mil, ocorreram na Nigéria. O país também lidera em número de cristãos sequestrados, com 4.726 sequestros (89% dos casos no mundo).

A Nigéria ocupa ainda o segundo lugar de mais igrejas fechadas e tem a maioria dos casos de violência e abusos sexuais, com mil cristãs sendo vítimas. A Nigéria também é líder no número de casamentos forçados com não cristãos, com 717 casos, e contabiliza 10 mil cristãos abusados física e mentalmente.

Jovem fala sobre a perda do pai em ataque contra cristãos (esta é uma foto do ator que fez o papel de Ayuba na recriação de sua história) Foto: Portas Abertas (imagem ilustrativa)

CONHEÇA AYUBA
Ayuba* lembra do dia em que o Boko Haram atacou sua vila. O jovem achou que o pai estivesse com eles; no entanto, ele havia ficado para trás durante a fuga e se escondeu na casa de uma cunhada. Quando o grupo invadiu a casa, o pai de Ayuba era o único cristão.

– Eu e meus irmãos corremos para nos salvar – conta Ayuba.

Os militantes o colocaram de joelhos e exigiram que ele lesse o Alcorão, para saberem se era muçulmano. Apesar disso, o pai de Ayuba não tentou esconder a fé em Jesus e foi decapitado.

– Quando nos aproximamos de casa, vi três corpos no chão. Reconheci meu pai pelas roupas – conta o jovem.

Cerca de nove cristãos foram mortos no ataque. Com Ayuba e sua família correndo risco extremo, ele decidiu se mudar e passou a receber cuidados pós-trauma. Para o jovem, o aconselhamento pós-trauma que recebeu foi transformador. Antes do aconselhamento, estava determinado a vingar a morte do pai.

– Lá, comecei a entender que não sou o único passando por isso. Coisas piores são feitas a outras pessoas, mas elas ainda são capazes de ter uma vida normal. (…) Eu decidi abrir mão da minha raiva e ter paz. Deus me trouxe aqui para me curar – testemunha o jovem.

Para ajudar cristãos como Ayuba com cuidados pós-trauma e itens de sobrevivência, acesse www.portasabertas.org.br

*O nome foi alterado por motivo de segurança

SOBRE A PORTAS ABERTAS
Há 67 anos, o propósito da Portas Abertas é fortalecer a parte do corpo de Cristo que enfrenta perseguição por causa de sua fé em Jesus, para que, permanecendo firme, seja o sal da terra e a luz de Cristo onde estiver. A organização atua em mais de 60 países, levando ajuda socioeconômica, emocional e espiritual a mais de 360 milhões de cristãos perseguidos.

Leia também1 40 cristãos foram sequestrados durante culto na Nigéria
2 Cofundador da Portas Abertas revela os novos desafios da fé
3 Pais tiveram que prometer não ensinar religião aos filhos
4 Islamismo radical persegue e ameaça os cristãos chineses
5 Mulheres revelam o impacto do discipulado em suas vidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.