Leia também:
X Danny Quinlan é ordenada pastora e dá lindo depoimento

Igreja une homens que eram inimigos mortais

Agora, eles participam de evangelismos nas ruas da cidade de Belfast, na Irlanda

Ana Luiza Menezes - 21/06/2018 16h44 | atualizado em 21/06/2018 16h46

Homens que eram inimigos, agora vão às ruas juntos para a falar sobre o amor de Deus Foto: Reprodução/ CBN News

Oficialmente há paz em Belfast, na Irlanda. Entretanto um muro ainda separa católicos e protestantes. Um portão é fechado todas as noites para manter as comunidades separadas.

A guerra entre católicos republicanos e protestantes sindicalistas terminou na Irlanda do Norte há 20 anos, mas a verdadeira paz continua indefinida.

A igreja New Life City está situada exatamente sobre a chamada barreira da paz de Belfast; parte de seu prédio está na católica Belfast, e a outra metade fica no lado protestante da cidade. Atualmente, a igreja acolhe as pessoas de ambas as comunidades, incluindo aquelas que já foram inimigas mortais.

– Entre aqueles que entram em nossa igreja regularmente, domingo após domingo, estão pessoas que são de origem terrorista e que, uma vez, gostariam de ter se matado, disse o pastor sênior da igreja, Jack McKee.

Vários homens que participaram de grupos paramilitares nos conflitos que duraram de 1968 a 1998, hoje se arrependeram de seus atos e trabalham em união no ministério da igreja. Eles vão às ruas segurando uma cruz e placas evangelísticas para falar sobre o amor de Deus que transformou suas mentes e corações.

Agora, ele vai às ruas para falar sobre o amor de Deus Foto: Reprodução/ CBN News

A ação deles ocorre em uma antiga zona de guerra da cidade.

– Eu tenho amigos católicos agora, amigos católicos que muitos anos atrás eu teria tentado matar. Eu dei a minha vida ao Senhor Jesus e ele mudou muito a minha vida. Todo o ódio se foi. As drogas sumiram. O álcool acabou – disse Stevie Watters, um ex-paramilitar.

Tommy Rowntree é outro membro da igreja que no passado foi comandante paramilitar.

– Certa vez, acreditei que não havia redenção para mim. Não havia esperança para mim. Na verdade, acreditava que não poderia ir à Deus ou participar das coisas de Deus porque o que eu fiz foi muito ruim disse ele.

Tom McCarthy, que agora participa com eles do evangelismo, é um ex-membro do Exército Republicano Irlandês (IRA).

– Hoje eu carreguei a cruz porque venho do oeste republicano de Belfast e hoje é minha prova pessoal de reconciliação com a comunidade legalista sindicalista e literalmente elevar essa cruz acima de uma arma – disse Tom.

O pastor Jack, que no passado serviu ao Exército Britânico, agora afirma que a mudança em suas vidas é obra de Deus. Ele escreveu um livro chamado O Que é Preciso, e garante que a Igreja de Cristo tem a resposta para afastar as comunidades da divisão.

Homens que eram inimigos, agora vão às ruas juntos para a falar sobre o amor de Deus

O CONFLITO NO NORTE DA IRLANDA
A Irlanda do Norte sofreu com três décadas de violência entre as comunidades católica-republicana e protestante-unionista que acabaram com o Acordo de Sexta-Feira Santa, que completou 20 anos no dia 10 de abril.

A maioria protestante da província britânica defendia a permanência como parte do Reino Unido, enquanto a católica queria a reunificação com a República da Irlanda.

O conflito, conhecido como The Troubles, causou a morte de mais de 3.500 pessoas.

Leia também1 Danny Quinlan é ordenada pastora e dá lindo depoimento
2 Violência atrapalha viagens missionárias à Nicarágua
3 Comunidade da Zona Sul lança live de O Senhor é Bom

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.