Leia também:
X RJ: Governador Cláudio Castro visita Igreja Lagoinha em Niterói

Igreja decide que gays não são qualificados para a ordenação

Decisão foi tomada pela Igreja Presbiteriana na América

Pierre Borges - 05/07/2021 15h16 | atualizado em 15/10/2021 12h52

Pleno.News Foto: Arte/Pleno.News

A maior denominação presbiteriana conservadora nos Estados Unidos, a Igreja Presbiteriana na América (PCA, na sigla em inglês), decidiu, por votação na última quinta-feira (1º), desqualificar os homens gays de servir no ministério.

A votação ocorreu na 48ª Assembleia Geral da denominação, realizada na cidade de St. Louis, no Missouri, e teve 1.400 votos a favor e 400 contrários à medida.

O texto aprovado diz que “aqueles que professam uma identidade (como “cristão gay”, “cristão atraído pelo mesmo sexo”, “cristão homossexual” ou termos semelhantes) que mina ou contradiz sua identidade como novas criaturas em Cristo, seja por negar a pecaminosidade dos desejos decaídos (como a atração pelo mesmo sexo, mas não somente isso) ou negar a realidade e a esperança da santificação progressiva, ou deixar de buscar, pelo poder do Espírito, a vitória sobre suas tentações, inclinações e ações pecaminosas, não são qualificados para ofício ordenado”.

Outra votação ainda define que “o candidato [a cargos pastorais] deve dar testemunho claro de ter confiança em sua união com Cristo e nos benefícios dela pelo Espírito Santo, dependendo desta obra da graça para fazer progresso sobre o pecado” e que “enquanto a imperfeição permanecer, ele não deve ser conhecido por sua reputação ou autoconfissão de acordo com seu pecado remanescente (por exemplo, desejos homossexuais etc.), mas sim pela obra do Espírito Santo em Cristo Jesus”.

A Igreja Presbiteriana na América segue uma doutrina diferente da Igreja Presbiteriana (EUA). Esta última admite a ordenação de mulheres e aceita homossexuais como membros e pastores de suas igrejas. Em 2015, a denominação passou a realizar casamentos homoafetivos.

Em 2015, o vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Augustus Nicodemus, deixou claro que a Igreja Presbiteriana (EUA) não tem nenhuma ligação com Igreja Presbiteriana do Brasil e criticou as “posturas liberais da mesma, muito antes dela aprovar o casamento gay”.

Leia também1 Trabalhadores nascidos em março podem sacar o auxílio
2 Justiça manda Gabriel Monteiro remover 3 vídeos do YouTube
3 SP procura 968 pessoas que podem ter tomado vacina vencida
4 Governo britânico quer encerrar distanciamento social este mês
5 STF forma maioria para arquivar inquérito contra primeira-dama

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.