Leia também:
X Polícia prende médico que abusou de pacientes no Ceará

Igreja cancela palestrantes em debate sobre racismo

Palestrantes afirmam ter sido vítimas de mentiras espalhadas na internet

Rafael Ramos - 19/07/2019 18h06

Debate sobre racismo contaria com pastor e pedagoga negros Foto: Divulgação

Um congresso da Juventude Batista Brasileira, realizado na Igreja Batista Atitude da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi alvo de polêmica após o cancelamento de uma mesa redonda que debateria sobre o racismo. O painel seria ministrado pelo pastor Marco Davi Oliveira, da Nossa Igreja Brasileira, e pela pedagoga Fabíola Oliveira.

Procurado pelo Pleno.News, o diretor executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB), o pastor Sócrates Oliveira, explicou que o cancelamento se deu porque a coordenação do evento não passou o nome dos convidados para aprovação da diretoria. De acordo com Sócrates, a Convenção estabeleceu uma série de regras para convite de preletores.

– Os responsáveis esqueceram de submeter os nomes dos painelistas que estariam em um debate em paralelo. Eu tomei conhecimento depois que saiu o conteúdo na mídia do evento. Eu não conheço a Fabíola e acredito que ela foi infeliz em sua fala por desconhecer a Convenção Batista Brasileira, que é uma igreja centenária. Ela também desconhece que o diretor-executivo desta Convenção é negro como ela. E o pastor Marco Davi é meu amigo e já até preguei nas igrejas que ele dirigiu. Nós não desconvidamos absolutamente ninguém. Houve falta de comunicação da nossa juventude ao submeter os nomes às regras. A gente não pode usar dois pesos e duas medidas – explicou.

Pastor Sócrates de Oliveira, da Convenção Batista Brasileira, se justificou ao dizer que também é de raça negra Foto: Arquivo Pessoal

Entretanto, o pastor Marco Davi afirmou que o convite foi feito há quase três meses e que soube do cancelamento de sua participação através de amigos. Marco Davi disse que, tanto ele quanto Fabíola, foram vítimas de uma disseminação de mentiras por parte dos pastores Eduardo Baldaci e João Marcos Mury Aquino, que são membros da chamada Coalizão Batista Conservadora.

– Esses pastores reclamaram da nossa participação alegando um monte de mentiras. Disseram que eu sou socialista e apoiador do PT. Sou crítico do partido e, se eu fosse socialista, seria contra a propriedade privada. Sou contra o acúmulo de riquezas e opressão às viúvas, estrangeiros e órfãos, algo que inclusive está na Bíblia desde o Velho Testamento.

Pr Marco Davi Oliveira afirma ter sido vítima de racismo

Marco Davi disse que a Coalizão Batista Conservadora ameaçou se desvincular da Convenção Batista Brasileira se ele e Fabíola não fossem retirados do congresso. Ele lamentou o ocorrido e também afirmou ter sido vítima de racismo.

– Sou pastor batista há 27 anos. A falta de respeito conosco foi por causa de um palhaço que resolveu fazer uma postagem. A gente percebe uma denominação muito racista, embora o secretário-executivo seja negro. Houve uma revolta interna e resolveram fazer uma mesa sem a nossa presença. Eles já sabiam que nós éramos e só fizeram isso por causa desses fundamentalistas que ficam por aí julgando a vida dos outros. A gente prega o amor e é tachado de destoante.

Fabíola Oliveira desabafou sobre o caso no Facebook Foto: Reprodução

Procurado novamente pela nossa redação para explicar as acusações do pastor Marco Davi, o pastor Sócrates de Oliveira disse que a Coalizão não pertence à Convenção Batista Brasileira.

Leia também1 Igreja promove evento com jogador do Botafogo
2 RJ: Amigos de cantor gospel baleado seguem em oração
3 Esposa do goleiro Bruno cita Deus e celebra semiaberto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.