Leia também:
X Monte do Templo pegou fogo no mesmo dia que catedral

Felippe Valadão cria novo projeto interativo

Igreja da Lagoinha tem pastor online e projeto virtual ao vivo que recebe sugestão de músicas e pedidos de oração, com participação de público pela Internet

Virgínia Martin - 18/04/2019 15h24

Pastor da Igreja Batista Lagoinha em Niterói (RJ) há cinco anos, Felippe Valadão tem uma missão de vida conjugada ao seu ministério pastoral: promover novos começos. Tudo feito com base bíblica, com muita fé e com uma carga extra de tecnologia. Focado em alcançar pessoas não apenas da cidade, mas mundo afora, Felippe não para de criar meios para que o Evangelho se torne acessível também no universo digital.

Desta vez, o pastor de 8.500 membros só na Lagoinha Niterói, inovou com a criação de um culto interativo. Lançado neste mês de abril, o Next Interactive trabalha com recursos humanos e tecnológicos. Realizado semanalmente aos sábados, cria oportunidade de entrevistas ao vivo e participação do público, fora do ambiente da igreja. O Next Interactive é assim chamado porque acontece dentro do culto de jovens da igreja, o Next, promovido aos sábados às 20 horas.

Tecnologia, interatividade e ferramentas digitais já são utilizadas no ministério da Lagoinha em Niterói. O que de novo a igreja está fazendo com os recursos disponíveis da Web?
É fato que a nossa geração hoje é extremamente tecnológica. A gente vive em um tempo em que uma grande realidade é que a igreja está e participa da Internet. Não adianta a gente fechar os olhos para algo tão real e importante. Existem pessoas ao redor do mundo que não têm a chance de congregar ou não têm a oportunidade de estar presente em uma igreja brasileira, por exemplo. Existem variadas situações. Pensando nisso, a gente decidiu investir pesado na área de tecnologia. Tem sido nossa atuação neste ano de 2019.

Sendo assim, a gente abriu um primeiro campus online. Temos uma igreja online hoje e um pastor online, disponível para atender as pessoas e conversar com elas, com tempo para oração. Esse mesmo pastor fica ao vivo durante os cultos para conversar com as pessoas que escrevem durante as reuniões. Este pastor, específico para ambiente virtual, atua full time, recebe salário da igreja, ficando disponível para isso.

A gente atacou primeiramente na área de jovens. E foi aí que a gente conseguiu estabelecer um primeiro culto jovem 100% interativo. Acontece aos sábados pela Internet e qualquer jovem pode participar, inclusive, dando dicas de músicas que querem ouvir no culto, que é extremamente interativo. Já tivemos mais de duas mil pessoas online. E o pastor online fica com o microfone, sendo filmado ao interagir com o público externo e o culto dentro da igreja. Este é o Next Interactive.

Quem está em casa e não pode estar presente, participa ativamente. Faz pedido de oração, dá sugestões do que gostaria de ver no próximo culto e ainda assiste testemunhos de pessoas que foram transformadas por Jesus. Esta também é uma forma de ser igreja. Não substitui a igreja presencial, mas apenas ajuda na fé aos que não têm a oportunidade de estar presente.

Pastor Lucas Pacheco e sua esposa, a pastora Bruna, têm dado total atenção às pessoas que se convertem pela internet

Quem são estes pastores online e como atuam?
É o pastor Lucas Pacheco. Ele e sua esposa, a pastora Bruna, têm dado total atenção às pessoas que se convertem pela internet. Elas precisam de um acompanhamento. O pós-culto tem o trabalho de envio de mensagens, troca de emails, conversas, etc. Em sua grande maioria, essas pessoas não podem ir aos cultos porque não moram no Rio de Janeiro, mas de alguma forma foram alcançadas pelas reuniões online.

Nossa proposta não é substituir a igreja, muito pelo contrário. Até porque, a nossa igreja é uma igreja em que você precisa estar presente para experimentar a atmosfera do que acontece nela. Nossa cultura tem muito a ver com o que está acontecendo no mundo real, muito mais que o virtual. Mas o virtual é uma realidade. E precisamos aproximar o Evangelho de quem está neste contexto virtual.

De quem foi a ideia e quantas pessoas estão envolvidas neste processo e suas funções?
A ideia nasceu comigo em uma viagem que fiz. Senti no coração que a gente deveria fazer algo a mais, tanto no campus online quanto no culto dos jovens. Principalmente, porque hoje os jovens estão conectados. Se a juventude está na Internet, por que não chegar até ela? A gente precisa ter estratégias inteligentes que conectem os jovens às coisas de Deus. Então, foi nessa viagem que eu decidi investir nisso e a gente já vem trabalhando essa ideia há um ano, trabalhando uma equipe.

Temos dezenas de pessoas envolvidas, desde o pastor que está cuidando disso até a galera que cuida da produção. Ou seja, é muita gente. Temos uma equipe muito completa, muito unida, graças a Deus. Só que é um projeto embrionário, está bem no início. Mas estamos alcançando milhares e milhares de pessoas por meio desse culto online, dessa interatividade.

A gente precisa ter estratégias inteligentes que conectem os jovens às coisas de Deus

Quais os objetivos a curto, médio e longo prazo?
O objetivo tem tudo a ver com a visão da igreja. É gerar novos recomeços, é salvação, não existe outro objetivo nisso. É alcançar mais pessoas que desejam ter a oportunidade de encontrar Jesus. Tem muita gente que não vai a uma igreja, tem muita gente que tem receios e barreiras com a igreja, mas que acessariam um culto pela internet. Podem receber um link enviado por um amigo, por um parente. Essa barreira de ir até a igreja seria quebrada, com certeza.

O único objetivo é gerar novos começos. Não há nenhum outro objetivo nisso, tanto a curto, quanto a médio, quanto a longo prazo. É fato que, a longo prazo, será maravilhoso que essa pessoa se converta, seja batizada, tenha uma vida e um relacionamento pleno com Deus. Essa é a finalidade do projeto: que a pessoa alcance e desenvolva um relacionamento com Deus.

MINISTÉRIO LAGOINHA NITERÓI

Kids – 01 a 09 anos
Connect – Pré-adolescente
Nexteen – Adolescentes
Next – Jovens
Next 27+ – Jovens Adultos
GCs – Grupo de Conexão, Crescimento e discipulado
Rede da Família
Pink – Ministério de Mulheres, liderado por Mariana Valadão
Voluntários
Start – Novos Membros
Carisma – Seminário Teológico
Creative – Criatividade e Designer
Lagoinha TV – YouTube
Lagoinha Worship – Ministério de Música
Fábrica de Arte – Teatro, Dança, Artes
Hope – Instituto Novos Começos e projetos sociais
Maximus – Ministério de Homens

 

Leia também1 Felipe Valadão aconselha cristãos sobre mudanças
2 Felippe Valadão: o pastor dos Novos Começos
3 Felippe Valadão fala sobre seu batismo no Rio Jordão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.