Leia também:
X Em São Paulo, Marcha para Jesus tem carreata e show drive-in

Fala do papa sobre união gay foi tirada de contexto, diz Vaticano

Em nota, Santa Sé informou que declaração não muda o posicionamento da Igreja

Henrique Gimenes - 02/11/2020 16h16 | atualizado em 02/11/2020 22h09

Papa Francisco Foto: Reprodução

O Vaticano se manifestou sobre uma declaração polêmica dada pelo papa Francisco a respeito da união civil entre homossexuais. Em nota, a Santa Sé confirmou que o papa se posicionou favoravelmente à medida, mas que suas declarações foram tiradas de contexto e que isso não muda o posicionamento da Igreja Católica sobre a questão.

A declaração do papa Francisco foi dada no documentário Francesco, quando o líder religioso disse que “as pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família”.

– Elas [as pessoas homossexuais] são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso. O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso – destacou no filme.

De acordo com o Vaticano, no entanto, o diretor do documentário cortou frases em que o papa fazia oposição ao casamento homossexual e que suas declarações eram referentes somente à união civil e “não à doutrina da Igreja”. Isso que teria causado a confusão, informou a entidade.

“Há mais de um ano, durante uma entrevista, o papa Francisco respondeu duas perguntas distintas em dois momentos diferentes que, no mencionado documentário, foram editadas e publicadas como uma só resposta, sem a devida contextualização, o que gerou confusão”, disse o documento emitido pela Secretaria de Estado do Vaticano.

Leia também1 Papa Francisco defende união civil entre homossexuais
2 Padre Fábio de Melo defende união civil entre homossexuais
3 Brasileira morta há 38 anos durante estupro será beatificada
4 Pastor rebate papa sobre união civil entre homossexuais
5 'Papa fala de união gay, mas silencia sobre igrejas incendiadas no Chile', aponta Feliciano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.