Leia também:
X Morre o apresentador da Band, Abel Freitas, aos 36 anos

Exposição da Bíblia é inaugurada no Rio de Janeiro

Iniciativa é da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Ana Luiza Menezes e Thamirys Andrade - 03/12/2021 21h26 | atualizado em 06/12/2021 19h19

Nesta sexta-feira (3), aconteceu a inauguração da Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro, na Biblioteca Parque Estadual. A exibição é uma iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença de lideranças evangélicas.

De acordo com o gestor da Biblioteca Parque Estadual, André Miranda, esta é a primeira exposição cristã realizada em um espaço público fluminense; um verdadeiro marco para a comunidade evangélica no Rio.

– Me sinto honrado por estar aqui nesse momento. Nós estamos numa declaração pública, mudando a história do estado do Rio de Janeiro, a partir dessa exposição. Não estamos falando no campo da religiosidade, não estamos mais falando no campo do espiritual, mas estamos falando no campo da nossa entrega como seres humanos, e de uma sociedade que precisa tanto de uma palavra que temos certeza que pode mudar a vida das pessoas – declarou ele, na inauguração.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, Danielle Barros, destacou que a Bíblia é o livro mais lido do mundo.

– A Bíblia é o livro mais lido do mundo. Nós já temos aqui no nosso acervo uma Bíblia que foi doada pela SBB e que foi escrita à mão. É um livro muito procurado aqui, [e] isso aguçou em nós uma certa vontade de ampliar o tema, permitindo que as pessoas pudessem de fato conhecer um acervo muito mais potente – disse ela, ao Pleno.News.

Entre as atrações, o público terá contato com uma réplica perfeita da primeira Bíblia traduzida para o alemão e impressa por Johannes Gutenberg, na época da Reforma Protestante, em 1455.

De acordo com o pastor Marcos Batista, coordenador de desenvolvimento institucional da SBB, a exposição apresentará a Palavra de Deus escrita das mais diferentes formas e tecnologias.

– A Bíblia é o único livro a passar por todos os processos de escrita. Da tábua de pedra, passando pela argila e pelos pergaminhos até os modelos de divulgação mais recentes, como o K7, o vinil, o DVD e, principalmente, as mídias digitais. Eu costumo dizer que a Bíblia veio da nuvem (numa referência aos Dez Mandamentos enviados por Deus a Moisés) e para a nuvem retornou – revelou o pastor.

O evento, que marcou o início da exposição, teve ainda a assinatura do termo de doação de uma Bíblia em braile para a biblioteca, para comemorar a Semana Nacional da Bíblia, que vai de 3 a 12 de dezembro.

Erní Seibert, diretor executivo do grupo na Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), destacou que a Bíblia inclui.

– Esse é um direito do cego: ter a Bíblia em braile. Isso nos dá inclusão social. E a Bíblia inclui; ela não exclui – pontuou.

– Se quiser um nível de diálogo com a cultura, leia a Bíblia. É impressionante como ela dialoga. (…) E, ao longo de todos os períodos e milênios, ela vai estabelecendo princípios que estão presentes; [princípios] universais, e até naturais – disse também Seibert.

A inauguração teve ainda as participações musicais do coral Vibe e de Izaias de Souza, fundador da Comunidade Católica Coração Novo, que atua junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no diálogo ecumênico Católico-Pentecostal.

A Exposição da Bíblia no Estado do Rio de Janeiro acontecerá até o dia 10 de dezembro na Biblioteca Parque Estadual, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio, das 10h às 17h, com entrada franca.

Leia também1 Autor lança livro para auxiliar discipulado na Escola Bíblica
2 Tarcísio: "O que eu mais gosto de fazer é pregar o evangelho"
3 Morre Marcus Lamb, fundador da rede de TV cristã Daystar
4 Complexo do Alemão recebe a 1ª Ação Social Esperança Rio
5 Pastor critica Dia do Evangélico: "Menos show, mais oração"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.