Leia também:
X Encontrados

Pastor diz ser importante abordar temas tabus na EBD

É fundamental ouvir os alunos e falar sobre temas atuais à luz da Palavra

Jade Nunes - 06/10/2017 08h15 | atualizado em 05/12/2017 11h12

O pastor Jamiel Lopes Foto: Arquivo pessoal

Jamiel Lopes, pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo, foi um dos palestrantes do 9° Congresso Nacional de Escola Dominical, que aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro.

O nomes dos workshops foram “Dinâmicas para jovens na Escola Dominical” e o seminário “Desafios para a educação cristã de adolescentes: Sexualidade, redes sociais e violência”. Em entrevista ao Pleno.News, ele conta o que pensa ser importante para deixar as aulas de EBD mais atrativas para os jovens e adolescentes:

– São vários os fatores que fazem uma aula tornar-se dinâmica e mais atrativa. Primeiro, a interação do professor com a classe; segundo, o estímulo à criatividade do aluno; e terceiro, o uso de dinâmicas de grupo. Há várias dinâmicas essenciais para o trabalho com os jovens. Entre elas estão: técnica de painel, painel com interrogadores, seminários, debate, círculo de estudo, discussão circular, estudo em grupo etc.

Lopes diz que no workshop irá dissertar sobre a importância das técnicas de ensino e da criatividade no aprendizado. O pastor também irá fazer uma simulação de aula aplicando algumas dessas dinâmicas.

Mas além desses recursos, ele afirma que para envolver os jovens na Escola Dominical, é importante ouvir a opinião dos alunos e falar sobre temas atuais, mesmo que sejam polêmicos.

– O professor precisa ter consciência de que estamos na era da informação. O aluno já tem conhecimento sobre tudo o que se possa imaginar. Tentar ensinar o aluno sobre determinados assuntos, como sexualidade e violência, pode não despertar o interesse, uma vez que eles acreditam que já sabem o suficiente. É fundamental que o professor ouça primeiro o que os alunos dizem. Eles se empolgam quando têm a oportunidade de opinar sobre algo que sabem. Depois, torna-se mais fácil o professor confrontar o pensamento deles com a Palavra de Deus.

Mesmo ao constatar uma resposta positiva dos alunos ao empregar tais estratégias, o pastor acredita que não é comum os professores de EBD debaterem tais assuntos por serem polêmicos.

– Infelizmente alguns temas, como sexualidade, ainda são um tabu para muitas igrejas. A CPAD vem proporcionando a oportunidade de debates sobre essas questões com o novo currículo adotado para Escola Dominical – encerra.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.