Leia também:
X Continue lutando

Igreja Assembleia de Deus do Belém tem aulas em Libras

Professores usam recursos tecnológicos para auxiliar no aprendizado

Jade Nunes - 04/10/2017 08h32

Alguns dos fiéis que frequentam o Ministério Mãos Consagradas Foto: Reprodução

A Igreja Assembleia de Deus do Belém, em São Paulo, ministra aulas de Escola Dominical para deficientes auditivos há 14 anos. A classe é um desdobramento do Ministério Mãos Consagradas, que promove cultos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). O Ministério foi criado em 1996. Com o passar do tempo, a quantidade de fiéis foi aumentando, até que surgiu a necessidade de ter uma EBD especial.

Uma das intérpretes de Libras do Ministério, Priscila Geronymo, conta que, nas aulas, é imprescindível o uso de recursos tecnológicos:

– Para os surdos é obrigatório o recurso visual para facilitar o aprendizado. Utilizamos um site que tem os slides prontos, eles ajudam muito no aprendizado das lições.

A classe é formada por 15 adultos, em média, de 18 a 35 anos. A intérprete diz que para ministrar as aulas, além do conhecimento fluente em Libras, é necessário conhecer a cultura surda.

Por cultura surda entende-se que os deficientes auditivos possuem maneiras próprias de perceber o mundo e estabelecer relações. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, pouco mais de 2,1 milhões têm deficiência severa. A acessibilidade ainda é um desafio e o trabalho da Escola Dominical vem tentando mudar essa realidade ao levar a Palavra de Deus a todos.

LEIA TAMBÉM
+ Educadora fala sobre recursos didáticos para crianças
+ EBD investe em inclusão de pessoas com deficiência

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.