Leia também:
X Matéria-prima

Escola Dominical se reinventa para atrair os jovens

Abordar notícias atuais à luz da Bíblia é uma das estratégias

Jade Nunes - 20/09/2017 08h44

Como tornar a Escola Bíblica Dominical atrativa para os jovens é uma preocupação constante dos professores. Muitos adolescentes encontram dificuldades em entender a linguagem do livro sagrado e acabam desmotivados. A falta do hábito de leitura e o excesso de uso de aparelhos eletrônicos também não ajuda.

Atualmente, alguns professores optam por incluir nas aulas plataformas digitais, como slides, vídeos e fotografias. Aproveitar uma notícia dos jornais para passar os ensinamentos da Bíblia também é uma estratégia que tem se tornado comum. O professor Mauricio Quintanilha, da Igreja Missionária Evangélica Maranata do Rio de Janeiro, dá aulas na EBD há, aproximadamente, 10 anos e lança mão desse recurso.

– A forma que entendo para que esse desafio seja vencido e a Escola Bíblica se torne mais atrativa é fazer um elo entre a Palavra de Deus – que nos desafia a sermos discípulos de Cristo em nosso tempo – com o momento que os alunos estão vivendo.

Mauricio Quintanilha Foto: Arquivo pessoal

Quintanilha também lista quais assuntos não podem ser ignorados para a construção de uma boa aula voltada para jovens. São eles:

  • O alto índice de desemprego do Brasil;
  • A violência nas cidades;
  • Corrupção;
  • Injustiça social;
  • A questão de gênero e assuntos como “nude”.

Esse último ele afirma ser sempre um ponto polêmico e que acirra os ânimos. Mas algo que não pode ser ignorado por fazer parte da realidade dos adolescentes. Quintanilha também conta que os alunos gostam de debater sobre essas questões orientados pela Bíblia.

Para conquistar os jovens, o professor diz que faz dinâmicas de grupo, passa vídeos e abre espaço para que os alunos também falem.

– A nossa liturgia tradicional da igreja é uma “liturgia de nuca”. Isso significa que um membro só vê a nuca do outro e nunca tem possibilidade de falar. Por isso, privilegio uma metodologia que dê oportunidade para abrir o coração dos jovens para falarem o que estão pensando. É um momento sagrado.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.