Leia também:
X E depois?

Educadora fala sobre recursos didáticos para crianças

Anita Oyaizu revela o que é importante para prender a atenção dos pequenos

Jade Nunes - 19/09/2017 08h00

 

A professora Anita Oyaizu com alguns dos alunos para os quais dá aula Foto: Reprodução

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) promove entre os dias 12 e 15 de outubro, no Riocentro, o 9° Congresso Nacional de Escola Dominical. O evento, que conta com plenárias, seminários e workshops, tem entre os convidados a professora Anita Oyaizu.

A professora, que é da Igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo, dá aula na EBD para crianças há 33 anos. Em entrevista ao Pleno.News, ela fala um pouco sobre a palestra que dará no congresso, “Utilizando Recursos Didáticos nas Classes Infantis”:

– São vários os fatores que implicam na questão dos recursos didáticos; para alcançar a concentração das crianças são necessários alguns princípios que considero ser de grande valor principalmente na área de educação cristã. São eles:

  • O conhecimento bíblico;
  • O conhecimento sobre o desenvolvimento das faixas etárias;
  • A criatividade na criação do recurso;
  • A destreza no manuseio do material didático;
  • O domínio absoluto sobre o ensino que irá ministrar;
  • A entonação da voz;
  • O mesmo entusiasmo para começo, meio e fim;
  • O uso do vocabulário à altura da compreensão das crianças.

Oyaizu afirma que, mesmo utilizando tais recursos, só é possível conseguir a atenção das crianças se o ensino for prático. Isso significa que é necessário conhecer o estilo único de aprendizagem de cada aluno.

– Nesta área, aprecio também o uso do lúdico com a utilização dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar, e tato, como também a psicomotricidade – uma ferramenta preciosa que trabalha as funções do corpo e da mente, pois essa metodologia proporciona socialização e alegria aos alunos – ela conta.

Quando se trata do uso de tecnologia por parte dos alunos, a professora diz que existem dois aspectos importantes a serem levados em conta. O primeiro é que se um celular, por exemplo, é usado em sala de aula sem permissão, isso será prejudicial para o aprendizado. Por outro lado, é de suma importância reconhecer que tanto o celular, como computadores, tablets e outras tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para que o aluno compreenda diversos assuntos.

– Como educadores na área secular, compreendemos que nossa tarefa é a de formar cidadãos críticos, participativos, que tenham condições de interagir nos processos tecnológicos a fim de adquirirem um desenvolvimento cognitivo e social. Enquanto educadores cristãos, discipuladores e pastores das crianças, nossa responsabilidade fica ainda maior. A consciência cristã nos adverte quanto ao cuidado, o crescimento e a formação dos pequenos discípulos em cidadãos dos céus, santos, justos, e conscientes de suas obrigações cristãs e obediência à Palavra de Deus – conclui.

LEIA TAMBÉM
+ Escola Dominical se reinventa para atrair os jovens
+ Pastora dá dicas para se tornar um bom professor de EBD
+ Teóloga aborda conflitos entre crença cristã e temas atuais

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.