Leia também:
X Cristã cria ONG para ajudar famílias carentes

Artigo: O processo educativo da Escola Dominical

"A Educação cristã não se resume a um conjunto de conceitos para o discipulado"

Natalia Lopes - 01/12/2017 15h58 | atualizado em 01/12/2017 15h59

Educação Cristã

A educação secular tem uma visão unicamente horizontal, por premissa excluindo Deus de suas explicações e considerações, defendendo a construção e reconstrução conjunta do conhecimento, e não só a sua transmissão. É uma educação para a vida terrena, física e social, de modo a formar seres humanos biologicamente saudáveis, socialmente adaptados e emocionalmente equilibrados.

A Educação cristã, porém, tem uma perspectiva holística. É horizontal e vertical, pois enfatiza também a realidade espiritual, sendo o homem pensado e criado por Deus, visto como um todo completo e ao mesmo tempo tricotômico, que só será realmente saudável, equilibrado e pleno quando estiver sendo habitado pelo Espírito Santo de Deus.

Deus é o educador por excelência. Ele deu limites ao mar, colocou ordem no universo, formatou o comportamento de animais. Jesus é o Mestre dos mestres. Ele ensinou em casas, na sinagoga, em almoços e jantares, e até em longas conversas nas madrugadas. Ambos formataram a Educação, numa perspectiva de desenvolvimento humano horizontal e vertical, cujo modelo é a cruz de Cristo – no qual a haste vertical é mais longa, pois ao mesmo tempo que redime o homem a Deus, o firma no mundo real.

A Educação cristã não se resume a um conjunto de conceitos para o discipulado, muitas vezes restrita ao espaço da EBD. Ela abrange o ensino formal nas classes dominicais, as aulas em seminários e congressos evangélicos, as mensagens pregadas em púlpitos, os hinos cantados pela congregação ou por uma rádio gospel, os devocionais individuais nos lares. Enfim, todas as formas de educar que visam à integração das variadas áreas do conhecimento com a epistemologia bíblica.

Contudo, é na Escola Bíblica Dominical e no espaço da igreja que se estabelecem as regras e diretrizes para que os alunos continuem o processo educacional fora dos templos. A qualidade e a clareza dos conceitos devem ser muito bem firmadas e explicadas, de modo que, ao assistir um filme ou uma reportagem, ou ao sair para conversar com amigos ou frequentar aulas em universidades, os alunos possam continuar a análise de conceitos diversos aos quais são submetidos.

Eu sempre dei aula em Escola Dominical, e até hoje o faço. Tenho mestrado em Teologia, mas sem dúvida é a EBD o maior e melhor seminário bíblico e teológico! O ensino sistemático da Palavra de Deus, atrelado a um currículo bem elaborado, onde desde o berçário vamos aprendendo conceitos bíblicos repetidas vezes, de forma mais abrangente e profunda, é o maior fator de amadurecimento espiritual, especialmente no mundo atual, com tantos ventos de doutrina antibíblicos.

Quando os alunos entendem e internalizam os pressupostos bíblicos, e conseguem aplicá-los em suas rotinas diárias, a Educação cristã passa a fazer sentido no mundo secular. Suas atitudes e valores incomodarão outros, mas são esses alunos que revelarão, em atitudes, a cosmovisão bíblica ao mundo secular que os cerca.

Só será possível construir uma linguagem cristã, que seja utilizável tanto no âmbito religioso como no secular, quando esta for incorporada pelos alunos em suas rotinas de vida: alunos são educados na igreja, e se tornam educadores de filhos, de amigos do trabalho e colegas de esporte. Quando se posicionam, comportamental ou verbalmente, imprimem a semente que guarda a possibilidade de ser elaborada, e analisada internamente pelo outro, podendo frutificar a trinta, sessenta ou cem por um.

Elaine Cruz é psicóloga clínica e escolar, com especialização em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. É mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, professora universitária e possui vários trabalhos publicados e apresentados em congressos no Brasil e no exterior. É mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA) e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.