Leia também:
X Propósito maior

Americana ensina como usar métodos criativos na EBD

Marlene LeFever dará um workshop sobre o tema no Congresso Nacional de Escola Dominical

Jade Nunes - 09/10/2017 08h21 | atualizado em 09/10/2017 08h22

Professora Marlene LeFever Foto: Divulgação

O 9° Congresso Nacional de Escola Dominical, que acontece entre os dias 12 e 15 de outubro no Riocentro, conta com diversos nomes brasileiros de peso da área teológica. Mas renomados especialistas norte-americanos também farão contribuições para o evento.

Marlene LeFever, mestre em educação e vice-presidente de Desenvolvimento da Educação no Ministério das Comunicações Cook, é uma delas. LeFever terá participação extensa no congresso, com uma plenária, um seminário e um workshop. Nesse último, ela irá apresentar métodos criativos para ensinar crianças na Escola Dominical.

Em entrevista ao Pleno.News, LeFever explica se é possível ministrar as lições da Bíblia por meio de brincadeiras:

– Não somente é possível fazê-lo de forma criativa, como é necessário. Nós estamos falando sobre Deus, nosso Criador. Nós fomos criados à Sua imagem. Então, como podemos não ser criativos ao ensinar sobre Ele?

A professora acredita que dados de pesquisas sobre aprendizagem devem ser levados em conta para que o conteúdo seja passado de forma mais efetiva. Ela lembra que alguns levantamentos mostram que crianças aprendem melhor quando participam das aulas, e não ficam apenas sentadas ouvindo o professor falar. Portanto, é importante fazer perguntas e planejar aulas interativas para que os alunos entendam os difíceis conceitos da Bíblia, ela diz.

Quando questionada sobre o que os professores podem fazer para apresentar aulas de forma recreativa, LeFever afirma que alguns já fazem isso na EBD, mas apenas para passar o tempo. Ela desaprova a estratégia e aponta a importância de passar conteúdo a todo momento, mesmo que seja em uma brincadeira:

– Quando eu ensino, por exemplo, sobre a grandeza de Deus, posso colocar as crianças em círculo e jogar uma bola para um deles. Quem pegar vai ter que dividir com a classe um aspecto bom sobre Deus e depois passar a bola pra frente para que os colegas continuem o “jogo”.

Quem estiver presente no workshop terá a oportunidade de colocar em prática as técnicas da americana.

– Os professores serão convidados a participar de todas as atividades, mesmo que algumas sejam um pouco assustadoras para eles. Algumas das tarefas são mapeamento visual, interpretação de imagem, raciocínio abstrato e muito, muito mais – conta, entusiasmada.

LEIA TAMBÉM
+ Igreja Assembleia de Deus do belém tem aulas em Libras
+ Professor usa a Bíblia para ensinar história a presidiários
+ Veja a programação do maior evento de educação cristã

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.