Leia também:
X Movimento da Reforma Protestante completa 503 anos

Entenda como a Reforma se reflete na sociedade até hoje

Conceitos como estado laico têm a interferência do movimento do século 16

Rafael Ramos - 31/10/2020 11h53

Martinho Lutero: pai da Reforma Protestante Foto: Reprodução

Comemorada neste dia 31 de outubro, a Reforma Protestante foi responsável por diversos aspectos que se refletem até hoje na sociedade moderna. Conceitos, como o próprio estado laico possuem grande interferência dos atos de Martinho Lutero e demais reformadores.

De acordo com o pastor Valtair Miranda, da Igreja Batista de Itacuruçá, no Rio de Janeiro, a Reforma é parte de um movimento amplo que transformou o Ocidente no que ele é hoje. Ele afirma que o mundo ocidental seria outro se o movimento não tivesse acontecido.

– A Reforma interferiu em todos os aspectos do Ocidente, não só nas questões religiosas, mas também nas econômicas, especialmente na ética puritana que não vê o poupar como pecado, diferente da teologia católica medieval. A separação entre igreja e estado e a maneira como a sociedade enxerga o estado vem do papel de grupos reformados. A reforma é fator significativo para a economia atual e como a sociedade se apresenta hoje em questões políticas principalmente – declarou Valtair ao Pleno.News.

O evangelista Iury Rangel, da Palavra Viva Church, de Nova Iguaçu (RJ), enxerga reflexos da Reforma no acesso do povo à Bíblia e na promoção da experiência religiosa a vários fieis.

– Houve uma consequente maturidade alcançada por aqueles que aproveitam o privilégio de ter em mãos um exemplar das Escrituras em seu próprio idioma. Isso também se mostra na vivacidade da experiência religiosa promovida por meio de liturgias que envolvem os fiéis numa atmosfera de culto racional, espontânea e carismática. E não meramente formal e mecânica, como nas missas medievais.

Valtair também confere à Reforma Protestante a multiplicação de grupos cristãos no Ocidente. Algo diferente da igreja católica centralizada que existia até o século 16. A partir desse episódio, surgiram as várias denominações, como a luterana, a presbiteriana, a metodista, a igreja batista, a anglicana e os movimentos pentecostais.

– As ondas de multiplicação de grupos são intensas e é um fenômeno muito comum nos grupos reformados. O movimento protestante é mais leve e cresce em índices maiores em alguns lugares do mundo. Uma marca do movimento reformado é essa necessidade por reforma, essa ansiedade por estar sempre se reformando e produzindo novos movimentos e novas ondas que compõem um grande legado da Reforma Protestante.

Iury Rangel reforça que reviver a memória dos acontecimentos daquela época deve despertar alguns cuidados na igreja contemporânea, como combater a corrupção do clero e o autoritarismo religioso.

– É importante ressaltar que nenhuma autoridade eclesiástica está acima dos princípios éticos e morais que Cristo estabeleceu para sua igreja. Assim como manter as Escrituras como maior regra de fé e prática, de maneira a não permitir que prospere qualquer crença ou doutrina que a diminua ou contrarie.

AS 95 TESES DE LUTERO
Um dos marcos da Reforma Protestante, as 95 teses elaborados por Martinho Lutero e fixadas na porta da igreja católica de Wittenberg, na Alemanha, foram a base para a reformulação da fé cristã. Além de combater as indulgências, o movimento trouxe para debate e reanálise diversas outras doutrinas católicas.

– As 95 teses decorreram da principal doutrina defendida pelos reformadores, a saber, a justificação pela fé somente. Enxergar a fé como único meio de justificação para o cristão foi sua principal bandeira e a base para o desenvolvimento de todas as principais ideias protestantes. Cada líder protestante interpretava esses princípios à sua própria maneira, mas todos os compartilhavam e se esforçavam para construir com eles um novo alicerce para o Cristianismo – conclui Iury.

Leia também1 Reforma Protestante completa 502 anos hoje
2 Conheça Argula von Stauffen, importante nome da Reforma
3 A Reforma Protestante e sua trajetória brasileira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.