Leia também:
X Médico doa próprio rim para ex-paciente na fila de transplante

Entenda a verdadeira situação vivida pela Igreja na Nicarágua

Igreja tem sofrido perseguição pelo governo do país

Pleno.News - 24/08/2022 12h43 | atualizado em 24/08/2022 16h47

A tensão entre igreja e estado aumentam no país e rádios cristãs são fechadas e têm equipamentos confiscados Foto: Portas Abertas

Por intermédio do partido político FSLN, os governantes têm permanecido no poder na Nicarágua por meios ilegítimos. As autoridades controlam todos os sistemas produtivos da sociedade, a mídia e a Justiça, e não permitem as manifestações da Igreja contra a violência do governo. Em 2018, a população marchou contra os atos violentos da gestão Ortega, pedindo novas eleições. As manifestações foram duramente reprimidas pelos militares e todos que mostraram insatisfação com o governo vivem sob intensa perseguição.

A Igreja cristã foi uma das instituições classificadas como “inimigas do Estado” e tem sido atacada pelo governo desde então. Houve 239 incidentes na Nicarágua entre 2019 e 2022 afetando cristãos. No dia 4 de maio deste ano, a Assembleia Nacional, controlada pelo presidente Daniel Ortega, ameaçou processar líderes cristãos e confiscar as propriedades deles, porque ajudaram os manifestantes nos protestos de 2018. Desde então, abusos das forças de segurança contra as igrejas intensificaram-se, atingindo não apenas os líderes, mas toda a comunidade cristã.

Os cultos e pregações são constantemente monitorados e o acesso à saúde pública foi tirado dos cristãos. Na escola, o currículo educacional público oferece conteúdo político alinhado com o regime que nega ou deprecia outras ideologias, como a cristã. Templos foram destruídos e líderes cristãos relatam danos psicológicos devido às contínuas ameaças.

O PAPEL DA IGREJA
O governo alega que os protestos de 2018 foram uma tentativa de golpe de Estado e que considera a Igreja como cúmplice das manifestações por acolher e ajudar os feridos nas passeatas. Segundo o advogado do Coletivo de Defesa dos Direitos Humanos, Carlos Guadamuz, “a Igreja tem o suporte da população. Em nível nacional, a Igreja foi a última instituição sólida que restou. Não há outros grupos civis que tenham escapado da perseguição”.

O conflito entre o governo e a Igreja nicaraguense existe há décadas e perdura sob a administração de Ortega. Patrícia Montenegro, membro do Observatório Pró-transparência e anticorrupção, afirma: “As igrejas têm sido fundamentais na crise de direitos humanos na Nicarágua e, por isso, tornou-se alvo da perseguição indiscriminada de Ortega e seus aliados”.

SETE RÁDIOS CRISTÃS FORAM FECHADAS
Outro incidente demonstra a tensão no país. No dia 1º de agosto a polícia invadiu a Igreja Divina Misericordia, localizada em Sébaco, e exigiu que as estações de rádio e os canais de televisão da igreja fossem fechados. Os policiais também confiscaram os equipamentos de transmissão. Alguns cristãos tentaram intervir, mas a polícia atirou para o alto a fim de dispersá-los.

Essa medida foi coordenada pela Telecor, órgão regulador das comunicações da Nicarágua, que fechou outras emissoras também. Eles alegaram “irregularidades” na licença das rádios, apesar da garantia e dos esforços dos diretores em manter os documentos atualizados.

CENSURAS
Esse cenário levou igrejas e cristãos a pedirem às autoridades que respeitem a liberdade de expressão e de religião. Organizações internacionais apoiam o mesmo. “A União Europeia condena a interdição arbitrária das sete estações de rádio cristãs e de outras mídias cristãs pelas autoridades na Nicarágua no dia 1º de agosto”, foi a declaração da organização ao portal de notícias BBC.

No dia 4 de agosto, a polícia tentou proibir o líder cristão Rolando Álvares de realizar o culto agendado para essa data, dizendo que Rolando “incita a violência das multidões e apoia movimentos para desestabilizar a nação”. Sob a mesma alegação, muitos líderes foram presos enquanto estavam realizando cultos.

Organizações cristãs também foram proibidas de se reunir em julho e, recentemente, foram obrigadas a sair do país por causa da perseguição. Em junho, um abrigo para garotas vulneráveis, abusadas ou abandonadas, foi fechado sob acusação de falta de detalhes na declaração das doações. O lugar também abrigava idosos e está fechado até agora.

SOCORRO PARA CRISTÃOS LATINO-AMERICANOS
Um dos vizinhos latino-americanos que sofre intensa perseguição é a Colômbia. Assim como na Nicarágua, o governo e movimentos políticos não enxergam com bons olhos a presença dos cristãos. Os indígenas que decidem seguir Jesus são os mais pressionados no país. Por meio de uma campanha lançada pela Portas Abertas, os cristãos podem receber apoio e socorro que precisam. Acesse o link e saiba mais sobre a perseguição na América Latina. Com sua ajuda, esses irmãos na fé receberão o apoio e socorro de que precisam.

*Portas Abertas

Leia também1 Vídeo que mostra conversão de Celso Portiolli viraliza na web
2 Vaticano autoriza processo de beatificação de padre Cícero
3 Léa Mendonça fala de diagnóstico de linfonodos, quimioterapia e fé no PodCrê
4 Liliane Lima testemunha cura antes de casamento: "Guerra espiritual"
5 Conheça o livro do pr. Hernane Santos, Derretimento dos Servos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.