Leia também:
X Selena Gomez realiza viagem missionária para o Quênia

Em nota, Damares repudia caso de cristãos decapitados

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se posicionou contra a intolerância religiosa

Ana Luiza Menezes - 27/12/2019 21h22 | atualizado em 28/12/2019 01h26

Ministra Damares Alves Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (27), a ministra Damares Alves usou uma rede social para compartilhar o link da nota de repúdio emitida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O texto foi a respeito dos cristãos decapitados pelo Estado Islâmico (EI).

A nota condenou a intolerância religiosa, bem como todo tipo de ação violenta e homicídios.

– Toda forma de violência e assassinato não é, de forma alguma, justificável. Da mesma maneira, este Ministério repudia todo ato de intolerância religiosa – informou o texto.

O posicionamento foi uma resposta ao vídeo divulgado, na quinta-feira, pela agência Amaq, órgão de propaganda do EI, que mostrou 11 homens sendo executados. O objetivo do grupo extremista foi vingar as mortes do líder, Abu Bakr al-Baghdadi, e do porta-voz, ocorridas em outubro, na Síria.

A autoria do ataque foi de uma facção nigeriana do grupo jihadista Estado Islâmico, o Iswap. O Ministério liderado por Damares lamentou que na África, o grupo tenha o hábito de forçar conversões ao islamismo, executando quem se recusa a seguir religião dominante.

– Os principais alvos têm sido as forças militares e as comunidades cristãs. Prestamos nossa solidariedade às famílias de cada cristão perseguido, torturado e assassinado por sua fé, bem como a todos aqueles que sofrem danos físicos, emocionais e materiais por motivo de crença. O MMFDH reafirma seu compromisso com a liberdade religiosa e o respeito às diferenças.

Confira, abaixo, a nota na íntegra:

Nota de Repúdio – Intolerância Religiosa

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) repudia todo tipo de ação violenta e homicídios. Toda forma de violência e assassinato não é, de forma alguma, justificável. Da mesma maneira, este Ministério repudia todo ato de intolerância religiosa.

A agência Amaq, órgão de propaganda do Estado Islâmico, produziu e divulgou nessa quinta-feira (26) um vídeo de 56 minutos, gravado “nas últimas semanas”, onde 11 homens cristãos são executados com o intuito de enviar “uma mensagem para os cristãos do mundo inteiro”.

A responsabilidade do ataque é de uma facção nigeriana do grupo jihadista Estado Islâmico, o Iswap. Segundo a mensagem divulgada, os cristãos foram executados para vingar a morte do líder do grupo, Abu Bakr al-Bagdhadi, e do seu porta-voz, Abul-Hasan Al-Muhajir, durante uma operação norte-americana na Síria em outubro de 2019.

Desde essa data, uma série de ataques têm ocorrido em todo o mundo. Na África, o grupo procura forçar conversões ao islamismo e executa quem se recusa. Os principais alvos têm sido as forças militares e as comunidades cristãs.

Prestamos nossa solidariedade às famílias de cada cristão perseguido, torturado e assassinado por sua fé, bem como a todos aqueles que sofrem danos físicos, emocionais e materiais por motivo de crença. O MMFDH reafirma seu compromisso com a liberdade religiosa e o respeito às diferenças.

Publicação de Damares Foto: Reprodução

Leia também1 Em vídeo, Estado Islâmico mata 11 cristãos após o Natal
2 Exército prende 5 militares da Venezuela em terra indígena
3 Morre militar que ajudou em resgate na Tailândia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.