Leia também:
X Gilmar defende vacinação ‘urgente’ contra Covid

Em mensagem, papa pede que todos tenham acesso à vacina

Discurso foi feito na Basílica de São Pedro

Pleno.News - 25/12/2020 14h40 | atualizado em 25/12/2020 14h45

Em mensagem de Natal, papa Francisco pede que todos tenham acesso à vacina Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA HANDOUT

O papa Francisco pediu nesta sexta-feira (25), durante sua mensagem de Natal, que os responsáveis por garantir a vacina contra a Covid-19 a todos, deem prioridade “especialmente aos mais vulneráveis”. A mensagem foi transmitida dentro da Basílica de São Pedro e sem os fiéis presentes devido à pandemia do coronavírus.

– Neste tempo de escuridão e incertezas pela pandemia, aparecem várias luzes de esperança, como a descoberta das vacinas, mas para que tragam esperança ao mundo inteiro, têm de estar ao alcance de todos. Não podemos nos colocar em primeiro lugar antes dos outros. As leis de mercado e as patentes não podem basear-se na lei do amor e da saúde da humanidade – disse.

Diante disso, o pontífice pediu a todos os responsáveis pelos Estados, organismos internacionais e empresas, que “proponham a cooperação e não a competição, e busquem uma solução para todos”.

– Vacinas para todos. Principalmente para os mais vulneráveis e necessitados do planeta. Diante de um desafio que não conhece fronteiras, nenhuma barreira pode ser erguida. Estamos todos no mesmo barco – falou Francisco, diretamente do salão de bênçãos da basílica.

O papa também lembrou do continente americano, bastante afetado pela Covid-19.

– Peço esperança para o continente americano, particularmente afetado pelo coronavírus, que tem exacerbado seus inúmeros sofrimentos que o oprimem, muitas vezes agravados pelas consequências da corrupção e do narcotráfico.

Este ano, devido às medidas restritivas por conta da pandemia da Covid-19 e com uma Itália confinada, o papa divulgou sua tradicional mensagem natalina dentro da basílica e não a partir da varanda da pousada central.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Vaticano permite uso de vacinas com tecido de fetos abortados
2 Natal pelo mundo: Conheça as tradições festivas de 5 países
3 "Maior problema da Igreja é a falta de conhecimento bíblico"
4 Papa Francisco critica o aborto: "Não é só uma questão religiosa"
5 Conta do papa é investigada após curtida em foto sensual

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.