Leia também:
X Marcelo Rossi processa jornalista por notícia sobre suposta mansão

Ed René volta a defender leitura atualizada da Bíblia e é criticado

Pastor disse que a compreensão literal do Livro Sagrado "perpetua pecados como racismo, sexismo e xenofobia"

Paulo Moura - 03/04/2024 12h23 | atualizado em 03/04/2024 19h54

Ed René Kivitz Foto: Reprodução/YouTube Conversas Pastorais

O pastor Ed René Kivitz voltou a ser criticado em razão de falas que contestam a suficiência do conteúdo da Bíblia. Na mais recente delas, proferida no último dia 18 de março durante uma edição do evento Conversas Pastorais, Kivitz defendeu uma interpretação das Escrituras adaptada ao momento atual e disse que a compreensão literal do Livro Sagrado “perpetua pecados como racismo, sexismo e xenofobia”.

– Quando prevalece a crença de que se deve afirmar apenas o que a Bíblia falou ontem, retornamos à densa noite de um mundo onde os homens valiam mais do que as mulheres, judeus valiam mais do que os gentios, ricos valiam mais do que os pobres. A mera repetição do que a Bíblia falou ontem perpetua pecados como racismo, sexismo e xenofobia – declarou.

A fala guarda uma forte semelhança com uma das manifestações mais polêmicas já feitas por Kivitz a respeito da Bíblia. Em outubro de 2020, durante uma pregação na Igreja Batista de Água Branca, em São Paulo, o pastor contestou a doutrina da inerrância da Bíblia (que defende que o Livro Sagrado é livre de erros e contradições) e disse que ela precisava ser “atualizada”.

Na pregação, intitulada Cartas vivas contra letras mortas, o líder religioso dizia que a Palavra de Deus era “insuficiente” e apontava que o grande desafio da Igreja contemporânea era ver a Bíblia como um livro que precisava “ser relido, ressignificado”.

– [A Bíblia é] um livro que precisa ser relido, ressignificado, para que os princípios de vida que esse livro encerra, e que essa revelação encerra, saltem dessas páginas promovendo libertação e justiça e relações de amor no nosso mundo – afirmou, na época.

TEÓLOGA QUESTIONA INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA
Ainda no evento Conversas Pastorais do último dia 18 de março, a teóloga Karen Colares, outra participante do debate, também questionou o conteúdo do Livro Sagrado. Em sua fala, Karen colocou em xeque a inspiração divina dos escritos da Bíblia, a reduzindo a um “testemunho de testemunhas oculares”, e chegou a dizer que há hoje uma “bibliolatria”.

– Pensar a Bíblia enquanto uma revelação definitiva nos conduziu a um fenômeno trágico, que foi transferir características divinas para o texto bíblico. Se Deus não erra, então o texto também não erra. Se Deus não falha, o texto também não falha, e passando então de um testemunho de testemunhas oculares, o texto passou a rivalizar em termos da nossa devoção a Deus. Nós vivemos hoje o que a gente conhece como bibliolatria – disse.

CRÍTICAS
Em resposta ao novo pronunciamento de Kivitz sobre a Bíblia, o pastor Renato Vargens, colunista do Pleno.News e sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói, no Rio de Janeiro, afirmou que “Ed prega um falso evangelho, uma mensagem mentirosa, cheia de sofismas, absorta em malignidade”.

– Diante do seu ensino de patente piedade, continuo afirmando que a Bíblia é o escudo que nos protege do erro, como também a inerrante Palavra de Deus. Diante do exposto digo que ao incentivar o crente a moldar o texto Sagrado à cultura e modernidade, ou mesmo os ideais de um mundo politicamente correto, Ed peca contra Deus e sua Palavra – resumiu.

Até mesmo nos comentários da postagem sobre a fala de Kivitz na página do movimento Conversas Pastorais no Instagram, muitas pessoas chamaram o pronunciamento do pastor de “meias-verdades” e “blasfêmia”.

– Onde o senhor achou no Novo Testamento que judeu vale mais do gentil, e pobre mais que rico?! Sinceramente essa busca para ser o atual e a sede do contraditório tá deixando vocês cegos. Que isso! Afirmar um contraponto é uma coisa, agora inventar com base em meias-verdades é outra – disse um internauta.

– O cara quer atualizar a Bíblia, agora diz que ela é racista. Escreve aí a tua Bíblia, pastor Ed René Kivitz, e vê se ela vai transformar vidas, assim como a inerrante Palavra de Deus – completou outro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

Leia também1 Pastor causa polêmica ao dizer que Bíblia precisa acolher gays
2 Ed René diz que todo nazista é apoiador de Jair Bolsonaro
3 Ed René Kivitz volta a negar a inerrância da Bíblia Sagrada
4 Jornal Nacional abre espaço para o polêmico Ed René Kivitz
5 Priscilla Alcântara canta na IBAB e causa polêmica na internet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.