Dia do Pastor: 54% sofre de exaustão mental e emocional
Pregadores falaram sobre a responsabilidade do ministério
Camille Dornelles - 10/06/2018 11h40 | atualizado em 10/06/2018 11h41

Neste domingo (10), comemora-se Dia do Pastor. Pensando no alto peso dessa profissão, pesquisadores da agência americana Barna realizaram um estudo para saber dos riscos do ministério à saúde do pregador.
Após entrevistas com cerca de 1700 pastores, o estudo avaliou que 54% deles alguma vez já experimentaram exaustão mental e emocional. Além desses, 45% disseram que, às vezes, se sentem inadequados.
A pesquisa foi realizada durante um evento de capacitação em novembro de 2017. Os entrevistados afirmaram que a grande responsabilidade do ministério faz com que eles se preocupem mais com o bem-estar de seus membros do que de si mesmos.
– É um trabalho de extrema responsabilidade. Às vezes não temos hora para descansar porque as pessoas precisam de nossa disponibilidade – declarou o pastor Oswaldo Ferraz ao Pleno.News.
O pregador também declarou que é preciso ter cuidado, porque a exaustão pode prejudicar o ato ministerial.
– Se você não está bem, não consegue ajudar os outros. É preciso orar e pedir orientação na Bíblia e também, se possível, ajuda de algum profissional. Trabalhei durante 40 anos e já sofri alguns períodos de exaustão, mas louvo a Deus porque Ele sempre me sustentou – afirmou.
Leia também1 A morte de Anthony Bourdain e o suicídio na mídia
2 Fotos! Marcha para Jesus reúne pastores e artistas
3 Para quebrar maldição, pastor leva camisa de futebol a Israel