Leia também:
X Apóstolo Valdemiro Santiago celebra chegada de mais um neto

Zaqueu, o desprezado

Jailton Lima - 03/01/2019 05h00 | atualizado em 03/01/2019 05h01


“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”
(Lucas 19.10).

Todos nós já ouvimos, talvez, dezenas de mensagens, ministrações e músicas alusivas à história desse homem chamado Zaqueu. É fascinante! Esse episódio narrado por Lucas nos traz ensinamentos que podem nos direcionar a questões que envolvem nosso relacionamento com Jesus.

Zaqueu, o publicano, chefe da coletoria de impostos de Jericó, era desprezado, malvisto pelo povo, pelos escribas e fariseus religiosos, e seu ofício sempre fora associado a “pecadores, meretrizes e gentios” (Mateus 9.10/11.19/Marcos 2.15/Lucas 5.30/15.1,2), classes de pessoas que eram comumente desprezadas pelos dirigentes judeus. Para estes, os publicanos eram considerados traidores da pátria, por cobrarem impostos exorbitantes, extorquindo a população. O desprezo é um dos piores sentimentos que podem existir. Todos viam Zaqueu como um opressor contabilista, mandatário de César. Mas, Jesus era o único que podia mudar essa imagem.

Ao despertar o desejo de ver quem era Jesus (Lucas 19.3), Zaqueu viu que a multidão o atrapalhava devido à sua baixa estatura. Na história evangelística, a “multidão” está sempre atrapalhando os que querem se aproximar do Mestre. A “multidão” atrapalha a visão, a movimentação e a aproximação. Zaqueu correu mais à frente subindo numa figueira brava, e de lá ouviu a voz de Jesus dizendo: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (Lucas 19.5). O desprezado publicano imediatamente obedeceu e recebeu a Jesus com grande alegria (Lucas 19.6), maravilhado de que o Salvador o olhara e o chamara sem nenhum nível de desprezo.

Jesus não faz acepção de pessoas, e aquele que vai até Ele, “de maneira nenhuma o lança fora” (João 6.37). Já em casa, Zaqueu está agora fazendo sala para o Salvador, arrependido de sua vida indigna e propondo a si mesmo e ao Senhor, um conserto com a sociedade (Lucas 19.8). Ele recebe de Jesus uma palavra que viria autenticar sua origem e seu destino: “Hoje veio salvação a esta casa, pois este também é filho de Abraão” (Lucas 19.9). Ele não era qualquer um, era sim um autêntico judeu, pertencente ao povo de Deus! Muitos murmuravam, pois não haviam entendido a grande maravilha do Evangelho do Reino de Deus no fato de que “o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10).

Saiba que o desprezo dos homens não determina o que Deus pensa a seu respeito!

ORAÇÃO
Oh Senhor, muito obrigado por tua graça salvadora! Ainda que eu seja o mais indigno dos mortais, ensina-me a te seguir com integridade, olhando somente para ti, meu único e suficiente Salvador. Amém.

Jailton Lima é bacharel em Teologia, graduando em História, diácono na Assembleia de Deus Vitória em Cristo e líder de Escola Bíblica Dominical.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.