Leia também:
X Ação Brasil emociona fiéis em seu último dia de evento

Você está pronto para a batalha? — parte 2

A armadura de Deus — Couraça da Justiça

voce_esta_pronto_para_a_batalha

Você está pronto para a batalha? Foto: Pixabay

Marcelo Martins - 23/04/2018 05h00

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.” Efésios 6:14

NA ARMADURA ROMANA, a couraça era um revestimento metálico que moldava o tórax do soldado, para proteger os órgãos vitais do corpo.

Na batalha espiritual, nossos sentimentos (as áreas emocionais mais sensíveis) são protegidos quando tomamos atitudes que expressem “justiça”. Para isso, precisamos analisar a justiça de duas formas: (1) no sentido de fazer o que é certo e o que precisa ser feito; e (2) no sentido de vivermos como pessoas justificadas por Deus, especificamente pelo sacrifício de Jesus Cristo no Calvário.

No primeiro caso, quando é que vestimos a couraça da justiça? Alguns versículos podem abrir nossos olhos…

a) Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
b) Romanos 12:21 “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
c) Romanos 13:3 “Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
d) 2 Coríntios 5:10 “Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
e) Tiago 4:17 “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

No segundo caso, quando é que vestimos a couraça da justiça? A Bíblia continua sendo a nossa principal referência…

a) Romanos 3:10 “como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
b) Romanos 3:24 “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
c) Romanos 3:26 “para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
d) Romanos 5:19 “Porque, assim como pela desobediência de um só homem [Adão] muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um [Jesus] muitos serão constituídos justos.

Portanto, somos justos quando praticamos a justiça (fazendo o que é certo) e quando estamos convictos da nossa justificação em Cristo. Assim, não há nada que possa abalar nossas emoções nem nos afastar do propósito de Deus.

Ó Senhor, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas; os teus conselhos antigos são verdade e firmeza. Isaías 25:1


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.