Leia também:
X Igreja Batista Atitude promove Overflow Conference

Você consegue se aceitar como é?

Amar a si mesmo é o passo mais importante em qualquer relacionamento

2018-03-15_voce_consegue_se_aceitar_como_e

Você consegue se aceitar como é? / Foto: Pixabay

Marcelo Martins - 15/03/2018 05h00 | atualizado em 15/03/2018 05h01

Pois a lei inteira se resume em um mandamento só: Ame os outros como você ama a você mesmo.” Gálatas 5:14

EXISTE UM SENSO COMUM a todos os seres humanos, uma espécie de instinto de preservação, que nos põe em posição de alerta quando há um risco aparente. Embora as reações a esse sentimento dependam do temperamento de cada pessoa, sempre há uma ação contra o problema. Alguns tentam se defender, outros fogem; todos, porém, têm um único objetivo: livrar-se da situação ameaçadora.

Embora esse senso de preservação seja imprescindível para a manutenção da vida, algumas pessoas tendem a confundi-lo com amor próprio ou autoestima. Essa ambiguidade é comum, mas precisa ser desfeita.

Nem sempre uma pessoa que tenta preservar a própria vida consegue amar a si mesma. Isso acontece porque resistir às adversidades constitui uma atitude espontânea; não pensamos muito para agir assim. Agora, amar a si mesmo significa estar disposto a se aceitar, a despeito das imperfeições que possui e dos atributos que não fazem parte nem da sua aparência, nem do seu jeito de ser.

Alguém que não se aceita como é dificilmente estará disposto a se relacionar. Se ele não ama a si mesmo — com quem vive 24 horas — como amará uma pessoa com temperamento, caráter e experiência de vida totalmente diferentes? Se o amor de Deus não nascer primeiro em seu coração, motivando-o a amar a si mesmo, seus relacionamentos não passarão de rascunhos. Portanto, amar a si mesmo é o passo mais importante em qualquer relacionamento.

Tente avaliar as coisas por um prisma diferente. Olhe para os relacionamentos também como oportunidades de aprimorar sua vida. Acredito que Deus permitiu que nossa natureza fosse marcada por imperfeições, para que, por meio dos relacionamentos, pudéssemos ser completos.

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Salmos 139:14


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.