Leia também:
X Pr. Júnior Santos lança livro sobre meios para a felicidade

Viva com alegria!

Gilton Medeiros - 21/09/2019 05h04

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4.4)

Dá para viver com alegria, dá para ser alegre em meio a dias tão difíceis como os dias em que vivemos? Como alguém pode pensar em vida feliz e alegre, se vivemos cercados de maldade, de tragédias e dor?

Por mais que possa parecer estranho, posso dizer que é possível viver alegre sim! E, para esclarecer, é preciso que saibamos exatamente o que é ser alegre o viver com alegria. Há uma palavra que nos ajudará nesse empreendimento: contentamento. Podemos estar contentes e, com isso, ficarmos alegres. E é isso o que geralmente acontece. Uma boa notícia, um acontecimento favorável, o alívio de uma situação de dor ou sofrimento nos fazem ficar contentes e, por isso, ficamos alegres!

Mas – e aí está a diferença – é possível ter alegria, alegria genuína, mesmo quando a situação não nos é favorável. É quando aprendemos a ficar contentes em qualquer situação. A Bíblia nos mostra, na experiência do apóstolo Paulo, um exemplo disso quando vemos o que ele diz: “… aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4.11-13)

É interessante acrescentar que, no tempo em que escreveu esta carta aos filipenses, Paulo estava preso. Não creio que alguém possa se sentir contente numa prisão, mas ainda assim ele pode recomendar: “Alegrai-vos sempre no Senhor.” (Fp 4.4).

Você vive alegre? Ou não tem motivos para se alegrar? Entenda: não é o modo como você está vivendo que deve determinar se você pode ser alegre ou não. As circunstâncias não devem e nem podem ser o fator determinante da sua alegria. A minha, a sua, a nossa alegria só devem ter uma causa ou origem: o Senhor, que nos garante, por seu amor, cuidado, amparo, proteção e vida eterna!

Oração – Senhor, tenho vivido muitos dias triste e sem ânimo. Parece que a alegria fugiu de mim. Assim como Davi, eu peço: “Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo. Dá-me novamente a alegria da tua salvação.” (Sl 51.8,12). Por Jesus, amém!

Pr. Gilton Medeiros é diretor executivo do Ministério Vida Radiante, coordenador do Congresso da Terceira Idade – Vida Radiante, editor do Jornal Novas e escritor.

Leia também1 Tenha paciência!
2 Seguindo em frente!
3 A hora de cuidar é agora!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.