Leia também:
X Dia Mundial da Oração é comemorado nesta sexta-feira

Verifique a fonte antes de aceitar uma crítica

Talvez, você esteja ouvindo alguém que não lhe quer bem

2018-03-03_verifique_a_fonte_antes_de_aceitar_uma_critica

Verifique a fonte antes de aceitar uma crítica / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 03/03/2018 05h00

E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lhe proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós”. Lucas 9:49,50

APRENDER A LIDAR COM CRÍTICAS é fundamental para o nosso crescimento pessoal, profissional e ministerial. No entanto, precisamos ter atenção redobrada com relação às fontes dessas críticas. Talvez, você esteja ouvindo alguém que não lhe quer bem.

As pessoas que criticam sua vida podem pertencer a três grupos: (1) aquelas que admiram você e respeitam o seu trabalho; (2) aquelas que querem fazer o que você faz, mas não têm habilidades; e (3) aquelas que até têm habilidades para fazer o que você faz, mas não tiveram oportunidades.

Quanto às pessoas do primeiro grupo, ouça-as de todo o coração, pois elas querem o melhor para você. Repare que tudo o que elas dizem é para potencializar suas habilidades, para que você consiga ir mais longe. São críticas que vêm sempre acompanhadas de um olhar sincero e um abraço afetuoso.

Agora, quanto ao segundo e terceiro grupos, coloque os dois pés atrás, porque essas pessoas querem tirar você do páreo e, obviamente, ocupar seu lugar. São pessoas preguiçosas, que não se esforçam para crescer e vivem querendo o que os outros conquistaram. Não brigue com elas nem dê uma resposta atravessada; simplesmente, não as ouça. É pura perda de tempo.

E é muito fácil distinguir esses grupos. Aqueles que o amam e fazem críticas para o seu bem levantarão seus braços na hora da vitória e empunharão a espada ao seu lado na hora da batalha. Os demais darão um sorrisinho de canto quando você estiver em apuros.

Se aquela pessoa que estava expulsando demônios, no texto em Lucas 9, tivesse parado por causa da crítica dos discípulos, um trabalho maravilhoso teria sido interrompido, e vidas deixariam de ser libertas pelo poder de Deus. Jesus deixou bem claro que Ele não tem preferidos. Quem serve com dedicação e entrega, não importa o grupo em que esteja, estará fazendo pelo Mestre.

Portanto, não faça seu trabalho ou desenvolva seu ministério pensando na crítica dos outros. Faça, sim, qualquer coisa com excelência, com todas as suas forças, e pensando em Deus. Pois será a Ele que você prestará contas no dia do juízo.

Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias. 1 Pedro 3:16


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.