Leia também:
X Pastores com depressão não devem liderar igrejas, diz líder

Vencendo com a perseverança

Gilton Medeiros - 20/09/2019 05h00

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação.” (Tg 1.12)

Ser perseverante é ser possuidor de uma qualidade extraordinária, que permite àquele que a possui superar os mais difíceis e terríveis obstáculos na jornada da vida. A pessoa perseverante não desiste com facilidade, não se deixa abater por eventuais derrotas e nem se apavora diante dos inimigos – sejam eles literais ou metafóricos.

A Bíblia elogia a perseverança e aponta que ela é essencial para uma vida vencedora. Tiago, por exemplo, afirma que a perseverança nos dá condições de suportar a provação, o que nos torna bem-aventurados (1.12); para Paulo ela é fruto da tribulação e por isso temos razão para nos gloriarmos (Rm 5.3-4) e, finalmente, em Provérbios aprendemos que, com a perseverança, somos capazes de vencer qualquer dificuldade (Pv. 25.15).

O exemplo de fé dado por Abraão deve nos inspirar a aprender a perseverar sempre, mesmo que pareça que não vale a pena persistir! A Bíblia diz que Abraão e outros heróis da fé não viram, em vida, o fruto da sua fé (Hb 11.13). Eles foram vitoriosos, por perseverarem, mesmo sem ver o cumprimento das promessas! (Hb 11.39-40).

Como você reage quando está diante de lutas e dificuldades que parecem insolúveis ou intransponíveis? Desiste ou persevera? Eu sei que é natural, quando os problemas se avolumam e as perspectivas diminuem, querer desistir. Mas, se você quer conquistar alguma coisa, se você quer ser um vencedor, desistir não pode estar em seu dicionário! Nunca se esqueça da declaração de fé e confiança do salmista Davi: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30.5)

Aprenda a ser persistente, a ser firme em suas lutas e disposto a pagar o preço de lutar pelos seus sonhos!

Oração – Senhor, muitas vezes eu não consigo entender porque a minha caminhada na vida é tão difícil. Eu não compreendo porque tantos obstáculos surgem nos meus caminhos. Eu sei, entretanto, que se eu quiser alguma coisa de importante para mim ou para a minha família, eu terei que ser perseverante. Por isso, eu peço a sua ajuda e a sua misericórdia. Que o Senhor me ajude a ter forças para persistir. Por Jesus, amém!

Pr. Gilton Medeiros é diretor executivo do Ministério Vida Radiante, coordenador do Congresso da Terceira Idade – Vida Radiante, editor do Jornal Novas e escritor.

Leia também1 Paz em meio à tempestade
2 Nunca tire férias!
3 Convivendo com as tragédias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.