Leia também:
X Pastor Felippe Valadão: “A religião deturpa as coisas”

Uma nova identidade em Cristo

Uma nova identidade em Cristo

Cartório registra aumento em mudança de sexo /Foto: Divulgação

Ângelo Éder Collares - 14/09/2020 05h00

E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. ” Romanos 8:17

I

dentidade é diferente de “papéis sociais”. Os papéis sociais que desempenhamos mudam conforme as circunstâncias. Identidade é aquilo que somos sempre, não importa a situação. Mas Deus nos dá recursos para mudar o que somos.

Desde que aceitamos Jesus como salvador começa o processo de mudança para nos tornarmos uma pessoa diferente. Conforme 1 Coríntios 5:17 “Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. A partir da experiência de estar em Cristo, pelo poder sobrenatural de Deus, o Espírito Santo opera em nós as mudanças necessárias a uma vida agradável ao Senhor. Essa é a proposta de Deus para sua mudança.

Eu sou quem a Bíblia diz que eu sou. Em I Pedro 2:9 lemos: “Mas vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele os os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Percebeu a relação de causa e efeito? Vocês são… para quê!

Realmente, o que somos determina o que fazemos. Precisamos assumir nossa nova identidade em Cristo, gerada pela Espírito Santo.

Quando não assumimos a nova identidade em Cristo, deixamos de assumir também a autoridade correspondente a ela. Essa experiência está descrita em Efésios: “Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo”(2:6). Fomos elevados a uma posição de autoridade, pela fé em Cristo.

Essa realidade espiritual está implícita no livro de Atos. Os sete filhos de Ceva, líder dos sacerdotes, andavam expulsando demônios em nome do Jesus a quem Paulo pregava: “Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: ‘Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?’ Então o endemoniado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos” (19:15,16). O mundo espiritual reconhece identidade e autoridade.

Creia que como nova criatura em Cristo você tem nova identidade. Creia que assumindo essa identidade e andando do modo que agrada ao Senhor você tem autoridade para repreender todas as artimanhas do inimigo de nossas almas.

Assuma sua identidade em Cristo, exerça sua autoridade e pare de viver uma vida de derrota.

Ângelo Éder Collares é graduado em Teologia e Psicologia, especialista em Docência Superior e mestre em Educação. Atua como pastor da Igreja Batista de Viçoso Jardim, Niterói, Rio de Janeiro.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.