Leia também:
X A graça de Deus nos basta

Uma boa consciência

Flavio Valvassoura - 29/03/2020 08h00

Hebreus 13: 18-21 – “18 Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente. 19 Rogo-vos, com muito empenho, que assim façais, a fim de que eu vos seja restituído mais depressa. 20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”

A consciência dos nossos atos é a capacidade de saber o que se está fazendo ou dizendo. É ela quem norteia as nossas atitudes e determina a nossa responsabilidade sobre as mesmas. O autor aos hebreus escreve aqui dizendo sobre a tranquilidade de ter uma boa consciência quanto ao trato com eles.

Muitas pessoas vivem atormentadas por sua própria consciência por saberem que não praticaram ou não fizeram aquilo que deveriam, aquilo que é certo e que traz benefícios a si e aos outros.
Ter boa consciência é o selo de que estamos vivendo de maneira digna e correta. O remorso é o principal sintoma de alguém, cuja consciência o acusa. Sabemos quando agimos mal e estamos errados e o conviver com esta acusação nos leva a enfermar e até a enlouquecer.

Por isso, a afirmação do autor aos Hebreus nos revela que:

1) A boa consciência significa que estamos fazendo aquilo que Deus quer que façamos. É na consciência que o Espírito Santo irá trabalhar para nos alertar e também convencer do nosso erro.
Quando estamos com a consciência tranquila significa que fizemos o que Deus esperava. Ao mesmo tempo, quando agimos mal, ficamos atormentados, pois Satanás cumprirá também o seu papel como acusador das nossas vidas.

Além disso, sabemos quando erramos. Sabemos qual o padrão a ser seguido e quando não o realizamos. E, na maioria das vezes, não precisamos de ninguém nos acusando. Isto significa que precisamos tomar uma atitude para que nosso remorso se torne um arrependimento, em que uma atitude correta deverá restaurar a boa consciência. Precisamos estar convencidos de que estamos no caminho certo tendo boa consciência.

2) A boa consciência deve produzir um desejo de continuar vivendo dignamente. No verso 18, ele diz “desejando viver condignamente”, a continuidade da boa consciência deve ser o alvo diário de cada cristão. Manter uma consciência digna manterá também a paz em nosso coração.

3) Só é possível manter-se dignamente e de boa consciência através de Deus. O verso 20 e 21 revela que somente através do agir e do poder de Deus é que podemos cumprir integralmente esta missão sendo aperfeiçoados por Ele para viver a Sua vontade.

Este aperfeiçoamento feito pelo Espírito Santo é a santificação do nosso coração e o progresso diário desta santidade na nossa vida. O que Deus mais deseja de nós e para nós é que sejamos santos para viver plenamente o que Ele planejou para nós. Nossa boa consciência deve ser para uma vida que seja agradável não a nós mesmos, mas Àquele que nos comprou por alto preço e nos ama incondicionalmente.

Reflexão

– A boa consciência é a evidência do correto, como está a sua consciência? O que ela te diz?
– Sua consciência tem produzido em você um desejo continuo de mantê-la em paz?
– Você deseja hoje ter uma boa consciência por viver uma vida agradável a Deus?

Então, busque o poder do alto através do Espírito Santo de Deus para que seu coração seja santificado e moldado para uma boa consciência.

Oração

“Senhor Jesus, quero ter uma boa consciência e viver em paz na certeza de que estou Te agradando. Ajuda-me com Teu Santo Espírito a viver dignamente para a Tua glória e Teu louvor. Em nome de Jesus, amém.”

Flavio Valvassoura é escritor e pastor da Igreja do Nazareno Central, Campinas/SP.

 

Leia também1 A preciosa sabedoria
2 Coragem para experimentar milagres
3 Lugar de descanso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.