Leia também:
X Padre dá a bênção online, mas esquece filtros ligados

Trocando o rótulo

Flavio Valvassoura - 01/04/2020 05h00

“16 Partiram de Betel, e, havendo ainda pequena distância para chegar a Efrata, deu à luz Raquel um filho, cujo nascimento lhe foi a ela penoso. 17 Em meio às dores do parto, disse-lhe a parteira: Não temas, pois ainda terás este filho. 18 Ao sair-lhe a alma (porque morreu), deu-lhe o nome de Benoni; mas seu pai lhe chamou Benjamim. 19 Assim, morreu Raquel e foi sepultada no caminho de Efrata, que é Belém. 20 Sobre a sepultura de Raquel, levantou Jacó uma coluna que existe até o dia de hoje. 21 Então, partiu Israel e armou a sua tenda além da torre de Éder. 22 E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e se deitou com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. Eram doze os filhos de Israel.” – Gênesis 35:16-22

A vida é cercada de rótulos. Está é uma característica do ser humano de determinar ou julgar alguém mediante suas experiências de vida ou até mesmo diante de suas posses. Neste processo, na maioria das vezes, os rótulos são dados por conta das piores experiências, como alguém que é lembrado por suas perdas, por seu luto, por seus fracassos, por seus medos e tantas outras situações que acabam lhe definindo. Muitas pessoas rotulam a si mesmas em uma síndrome de coitadismo por conta de suas dores e definem a si mesmas sem a perspectiva dos planos e propósitos de Deus em sua vida.

Neste texto, vemos uma família cercada de rótulos. Desde o princípio, Jacó recebeu um rótulo: “usurpador”, que é o que significa o seu nome já no seu nascimento. Neste ponto, Raquel, que era a esposa amada e desejada, por quem Jacó havia trabalhado para seu sogro durante 14 anos sem receber salário, estava vivendo um sonho, vivendo milagres, pois era estéril e este era seu segundo filho. Seu primeiro filho, José, cujo nome significa “Deus acrescenta”, era a realização de sua mãe. E agora, em um novo milagre, ela vê o sofrimento bater à sua porta. Por conta disto, Raquel se esquece do milagre e deposita um rótulo em seu filho como seu último ato de vida e o chama de Benoni, que significa filho do sofrimento.

Jacó chega logo após o nascimento da criança e consequente morte de sua esposa. E, ao saber o nome dado à criança, ele imediatamente o muda para Benjamim, que significa filho da mão direita. Ou seja, a minha força, a minha esperança.

Muitos se encontram nesta posição, rotulados por si ou por outros, decretando a dor e o fracasso. Mas da mesma forma que a sorte de Benjamim foi mudada, Deus pode e quer mudar a sua sorte também. Aprenda que:

1) Os rótulos não devem determinar quem você é. Jacó não aceitou o rótulo sobre o seu filho. Como alguém que tinha experiência de conviver com rótulos, ele não permite que seu filho tenha sua vida determinada por rótulos baseados em experiências ruins.

2) Acredite naquilo que Deus determinou que você é. Diz o texto de Gênesis 49:27: “Benjamim é lobo que despedaça, pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.” A visão de Jacó se concretiza em um filho que é a sua força, alguém que dá certo, alguém que faz acontecer, que não se limitou aos rótulos, mas vislumbrou algo além, aquilo que Deus determinou que ele assim o fosse.

Da mesma forma que a sorte de Benjamim foi mudada, Deus pode e quer mudar a sua sorte também

3) Deus deseja e tem o poder para trocar, transformar o seu rótulo. Mesmo que você mesmo tenha se rotulado, imprimindo em sua vida a marca do sofrimento e da tristeza, Deus deseja trocar o seu nome, tirar a sua roupagem de tristeza e de luto e lhe dar vestes de alegria e de júbilo. Ele quer fazer de você aquele que dá certo, que faz acontecer e lhe fez mais do que vencedor. Não viva debaixo dos rótulos que a vida te impõe. Permita hoje que Deus faça de você aquilo que sonhou para a tua vida.

Reflexão

– Como tenho visto a mim mesmo, quais os rótulos que tenho imposto sobre a minha vida?

– Tenho determinado a minha vida pela visão dos outros, por aquilo que dizem que sou?

– Como Deus me vê, como enxergo a visão de Deus a meu respeito?

– Preciso hoje ver o meu rótulo trocado por Deus. Estou cansado de viver as marcas da tristeza?

Oração

“Querido Deus, te agradeço por ter mudado a minha história. Sei que sou fruto do seu amor e da sua bondade. Permita-me provar a cada dia deste Seu poder transformador. Em nome de Jesus, amém.

Flavio Valvassoura é escritor e pastor da Igreja do Nazareno Central, Campinas/SP.

 

Leia também1 O choro de um amigo
2 Chega de orelhas no chão!
3 Pare de maltratar seu coração!

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.