Leia também:
X A sabedoria do Salmo 37

Traumas não são prisões

Israel Belo - 16/03/2019 05h00

Jamais desistir

“De agora em diante, que ninguém me perturbe (…), pois levo em meu corpo cicatrizes que mostram que pertenço a Jesus” (Gálatas 6:17).

Quem a vê pilotando um caixa de supermercado nota as marcas de uma queimadura em seus braços e imagina outras por seu corpo. Ela confirma: houve um incêndio em sua casa e só deu tempo de salvar as filhas. As marcas ficaram, mas ela prosseguiu sua vida, mantendo as lembranças.

Quem o vê dirigindo uma rede de supermercados sabe que veio de longe, mas não sabe que não conheceu os avós paternos e nem a cidade onde nasceu. Ele lamenta a falta de lembranças, sem as quais prosseguiu sua vida numa carreira bem sucedida.

Essas histórias que ilustram muitas que conhecemos, desde que prestemos atenção, desde que as escutemos, mostram que as experiências são marcas que não podem ser arrancadas, mas que também não precisam ser correntes que nos aprisionam na tristeza de forma permanente, ou num lamento constante ou anda na autocomiseração paralisante. Apesar dos traumas, nossa vida pode e deve prosseguir numa linda jornada de superação.

ORAÇÃO
Senhor, ensina-me a não ficar preso aos meus traumas, mesmo que profundos, pelas perdas que me trouxeram. Ajuda-me a prosseguir para o alvo de uma vida feliz, embora minha história conspire contra mim.

Israel Belo é pastor da Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro, graduado em Teologia e Comunicação, pós-graduado em História, mestre em Teologia e doutor em Filosofia.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.