Leia também:
X Jovem deixa de ser ateu após fazer desafio e ter experiência com Deus

Transmissão da Fé na Família

Nancy Dusilek - 14/05/2020 05h00

Salmo 78.1-6 – “Não os esconderemos dos nossos filhos; contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez” (v. 4).

Este é um Salmo didático em que Asafe, o seu autor, aproveita para recordar ao povo de Israel toda a sua história, com o objetivo de evitar que eles repetissem as atitudes que entristeceram a Deus, como sua infidelidade em várias ocasiões. Deus não abre mão de nossa fidelidade a Ele e este é um ponto que não deve ser discutido, mas apenas cumprido.

Ao mesmo tempo em que Asafe mostra as vezes em que o povo se distanciou de Deus, ele começa o texto chamando a atenção dos pais para o ensino aos filhos. Pais são responsáveis perante Deus, pelo ensinamento das verdades da Palavra a seus filhos. Não tem como terceirizar essa honra. Não dá para pagar alguém para fazer isso. É responsabilidade nossa, e ponto.

Fico triste e meu coração chora quando vejo pais levando seus filhos à igreja, deixando-os na classe de EBD enquanto vão fazer outras coisas. Se esses pais não dão o exemplo e deixam para a igreja a responsabilidade do ensino da Palavra aos seus filhos, o que eles esperam que aconteça quando essas crianças forem adolescentes? É nesta fase que eles veem pedindo oração por seus filhos, pois não fizeram a lição de casa, mas querem que eles passem de ano.

Mas, o autor do Salmo afirma: “não esconderemos dos nossos filhos, contaremos…” É privilégio e responsabilidade dos pais contarem esta palavra a seus filhos, sem nada esconderem. A verdade deve ser dita claramente. Repare que o texto narra o louvor, poder e maravilhas que Deus tem feito. A criança aprende a louvar a Deus através do exemplo das pessoas que estão ao seu redor. Ao crescerem, elas entendem o que é o poder de Deus em nossas vidas e mais tarde vai reconhecer essas mesmas maravilhas em sua vida. É uma caminhada de conhecimento da ação de Deus em nós e os pais são privilegiados quando transmitem sua fé para a família.

Não perca esta oportunidade, pois ela passa. Eles crescem, seguem seus rumos, mas a alegria de ter ensinado a Palavra de Deus aos filhos é indescritível. Não perca essa oportunidade, nem a terceirize. Faça você mesmo.

ORAÇÃO
Senhor, quero assumir sempre a responsabilidade de ensinar aos meus filhos a Tua Palavra. Quero ter essa alegria e privilégio.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.