Leia também:
X Helena Tannure: ‘Polarização revela ditadura dos dois lados’

Transferência de liderança

Transferência de liderança

Transferência de liderança /Foto: Shane Rounce para Unsplash

Nancy Dusilek - 01/11/2018 05h00 | atualizado em 01/11/2018 05h01

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andares.” Josué 1:9

U

ma das características da liderança de Moisés é que ele sabia que seu tempo havia terminado e estava na hora de passar a responsabilidade a outro. Josué um homem cheio do “espírito de sabedoria” foi designado, preparado e instruído para assumir tão grande responsabilidade – guiar o povo até Canaã. O povo se sentiu seguro porque a liderança estava em transição sem confusões nem briga pelo cargo. Um sabia que sua hora de sair chegara e o outro assumiu sabendo que deveria continuar dependendo da orientação de Deus para que todo o povo tivesse tranquilidade e segurança.

Gosto de ver essa transição. Moisés não esconde o jogo, não guarda segredos deixando que Josué descubra sozinho, mas deu todas as instruções necessárias. Fico a pensar com meus botões que os dois sentaram por horas (ou dias) e conversaram sobre detalhes para que o povo fosse abençoado com a nova liderança como tinha sido com a que deixava.

As palavras de Moisés para Josué que, resume toda essa conversa está no verso 9. Salienta quatro atitudes positivas. Era um líder que levantou o moral do outro. Veja “esforça-te”; “tem bom ânimo”; “não te atemorizes”; “nem te espantes”. Resumindo: “Não tenha medo; o Senhor está contigo, vá em frente”.

Como me entristece ver líderes que se dizem cristãos, brigando por cargos, fazendo chantagens para serem eleitos, manipulando pessoas ingênuas para não saírem das posições de poder. É lamentável mais ainda quando se coloca o nome de Deus no meio. Isso é abominação ao Senhor e, com certeza, entristece o coração Dele.

Moisés e Josué nos dão uma lição profunda, mas prática, do que é ser líder debaixo da unção do Senhor. Sigamos seu exemplo.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.