Leia também:
X Coragem! Torne-se oceano!

Tenha raízes profundas

Marcos Góes - 15/01/2021 05h00 | atualizado em 15/01/2021 05h01

É verdade! Muitas vezes esperamos e contamos com os resultados imediatos. Então, quando eles não aparecem, ficamos frustrados por não conseguirmos atingi-los. Trabalhamos arduamente, investimos tempo e esforço, fazemos tudo o que é possível para impulsionar e nutrir aquilo que queremos e, às vezes, não percebemos nada, nenhum resultado por semanas, meses ou mesmo anos. Não vemos nada acontecer e não há retorno de nada em que colocamos nossa força e nosso investimento.

Há um texto que tem muito a ver com isso. Fala sobre a paciência.

Se você plantar uma semente do bambu chinês, o que irá perceber é que, durante quatro anos, verá apenas a planta desabrochar como um pequenino broto. Dificilmente perceberá que ali há um pé de bambu. Por quatro anos, a semente cresce para baixo, no subterrâneo, criando uma estrutura, que se estende pela terra, preparando-se durante este período.

Quando chega o quinto ano, de uma maneira espantosa e surpreendente, o bambu chinês começa a crescer rápido, até atingir a altura de 24 metros. Ele só cresce até este tamanho porque, durante quatro anos, silenciosa e pacientemente, desenvolveu uma robusta estrutura na raiz.

Ter raízes, este é o segredo para uma pessoa permanecer firme e não ser superficial, de modo que, sobrevindo um vento forte, ela não seja arrancada do lugar e vagueie, perca-se, levada por qualquer tempestade.

Mas, infelizmente, existem pessoas que são assim.

São assim aqueles que não focam em um objetivo e não permanecem na Palavra de Deus, em oração e fé

Ao menor vento da adversidade, a vida delas se agita, sobretudo quando não conseguem receber a resposta imediata para aquilo que esperam. Tais pessoas se sentem frágeis e, por não terem raízes fortificadas em uma estrutura moral, espiritual e bíblica, são levadas por qualquer opinião distorcida, contrária, e fogem, saindo do seu lugar de origem para viver vagando e sem paradeiro.

São assim aqueles que não focam em um objetivo e não permanecem na Palavra de Deus, em oração e fé.

“O solo pedregoso é o coração de quem ouve a mensagem e a recebe com alegria sincera. Todavia, não há muita profundidade na sua vida, pelo que as sementes não deitam raízes muito profundas; mas aparecem dificuldades ou começa a perseguição por causa da sua fé, o entusiasmo dessa pessoa apaga-se e ela vai-se embora.” (Mateus 13:20-21)

Tenha paciência. E, mesmo que muitos à sua volta não queiram ser assim, fique firme e seja determinado no solo da verdade e da justiça. O quinto ano chegará. Quem sabe até seja este ano que se aproxima. E, da mesma forma que o bambu chinês, você vai crescer firme, chegando às alturas, e mostrará – por meio de sua firmeza, perseverança e fé – que aqueles que esperam no Senhor jamais serão frustrados, derrotados ou envergonhados.

Fique firme e seja determinado no solo da verdade e da justiça

“Porque os que estão plantados na casa do Senhor viverão sob os cuidados constantes do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e saudáveis, de forma a poderem anunciar a justiça do Senhor. Ele é a minha rocha. Nele, não há injustiça.” (Salmos 92:13-15)

Marcos Góes é pastor e músico.

 

Leia também1 O que o horóscopo, videntes e cartomantes não sabem
2 Amanhã pode ser diferente
3 Como perdoar faz você ser mais feliz e prolonga a sua vida
4 Luciano Camargo fala sobre louvor e como vive sua fé

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.