Leia também:
X Midian Lima se emociona com testemunho de fã

Soli Deo gloria

Toda a glória é devida somente a Deus

Toda a glória é devida somente a Deus /Foto: Pixabay

Maurício Zágari - 30/08/2018 05h00

Toda a glória seja àquele que nos ama e nos libertou de nossos pecados por meio de seu sangue.” Apocalipse 1:5

O

mundo está cheio de celebridades. É o vencedor do Big Brother Brasil, o cantor de rock do momento, a atriz do último blockbuster de Hollywood, a youtuber da moda. Gente como a gente que acaba ganhando visibilidade e arrebatando multidões de fãs.

Aí eu lhe pergunto: de quem você é fã? Geralmente, nos tornamos fãs daqueles que imitamos, cujo exemplo decidimos seguir. Ao fazer isso, sem que percebamos, estamos glorificando essas pessoas. Ah, você achava que “glorificar” significa apenas dizer “glória a fulano”? Erro seu. Glorificar é fazer qualquer coisa que exalte alguém.

A Reforma Protestante teve como um de seus lemas Soli Deo Gloria, isto é, toda a glória é devida somente a Deus. Devemos tomar muito cuidado com atitudes que tomamos e que acabam glorificando quem não tem de ser glorificado. Só Deus! Cuidado para não glorificar o Senhor com os lábios e pessoas imerecedoras de glória com suas atitudes.

Damos glórias a Deus quando fazemos o que ele deseja que façamos. Quando não devolvemos mal com mal, quando amamos o próximo como a nós mesmos, perdoamos quem não merece, alimentamos o faminto, construímos casas para os desabrigados, ajudamos os fracos, visitamos os solitários. Todo gesto de afeto e entrega pelo próximo é um ato de adoração a Deus e, portanto, o glorifica.

Quem você tem glorificado? E como? Será que sua rotina inclui atividades de glorificação ao Senhor? As pessoas que conhecem você comentam pelas suas costas: “Como esse cara reflete o Deus que ele diz seguir!”? Será de fato que tudo o que você faz e fala redunda em glória para o Autor da sua vida?

Senão, é hora de repensar as motivações e ações, a fim de adequar sua jornada ao mandamento bíblico: “Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

Maurício Zágari é teólogo, escritor, editor, comentarista bíblico e jornalista. Escreve regularmente em seu blog, Apenas. É membro da Igreja Cristã Nova Vida em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.