Sola fide

Somente pela fé /Foto: Pixabay
Maurício Zágari - 26/08/2018 05h00 | atualizado em 26/08/2018 05h01
“ Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. ” Hebreus 11:6
A
no passado celebramos 500 anos da Reforma Protestante. A ocasião nos levou a refletir acerca das bases sobre as quais a igreja evangélica se estabeleceu. Muito se falou sobre as implicações teológicas da Reforma e de suas propostas, mas é importante sabermos que os cinco pilares do movimento iniciado com Martinho Lutero possuem desdobramentos devocionais e práticos bastante profundos.
Ao longo dos próximos dias, quero convidá-lo a pensar brevemente sobre tais implicações aqui no Pleno.News.
Hoje quero falar sobre um dos lemas da Reforma Protestante, Sola fide, expressão em latim que significa “somente a fé”. Isso significa que somos justificados pela fé, apenas, e não por obras. No entanto, não podemos cair no erro de achar que a fé é salvífica em uma crença intelectual. Nada disso.
Se a fé é um prerrequisito indispensável para todo aquele que deseja ter um relacionamento íntimo e aprofundado com Deus, ela não é meramente um entendimento racional, mas, necessariamente, tem de gerar consequências. Tiago deixou claro que a fé sem obras é morta. E que obras seriam essas? Ele responde: “De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa, e vocês disserem: ‘Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem’, mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda?” (Tiago 2:14-16).
Está respondido. A nossa fé deve nos levar a praticar boas obras que cumpram o maior mandamento: amar o próximo, como expressão do amor a Deus. Portanto, todo aquele que se diz cristão — em especial, os evangélicos, filhos da Reforma Protestante — deve pôr em prática sua fé mediante ações que beneficiem o próximo e, assim, glorifiquem a Deus.
Como anda sua vida espiritual? Será que ela se restringe a atos de devoção a Deus, sem atos de amor ao próximo? Se é assim, você tem um problema. Você tem fé? Demonstre pelas obras. Em outras palavras: ame. Ao fazer isso, você estará vivendo verdadeiramente a fé em Jesus do jeito que Jesus quer.
![]() |
Maurício Zágari é teólogo, escritor, editor, comentarista bíblico e jornalista. Escreve regularmente em seu blog, Apenas. É membro da Igreja Cristã Nova Vida em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. |