Leia também:
X Ex-passista diz como fé a tirou dos desfiles e da prostituição

“Só sei que nada sei” é uma grande mentira

Atilano Muradas - 06/03/2019 05h00

Cada um de nós é um poço de conhecimento Foto: Pìxabay


“[…] realmente acumulei muita sabedoria e conhecimento”
(Eclesiastes 1:6).

Tenho minhas dúvidas se a expressão “Só sei que nada sei”, atribuída ao filósofo grego Sócrates, seja de fato sinônimo de humildade. Aliás, fico ainda mais convencido disso, quando leio a frase original completa: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Minha tese mereceria um tratado, mas vou tentar resumir dizendo apenas que se trata de uma expressão de falsa modéstia. O interesse do autor é mais estar em vantagem sobre os outros do que propriamente ser, de fato, modesto. No fundo, ele quis mostrar que possui mais sabedoria do que as demais pessoas, quando afirma não saber nada. Logo, ele que, diariamente, ensinava tanta gente pelas ruas, deve ter causado uma decepção e tanto para seus discípulos quando proferiu tal frase.

Sem ser desafeto de Sócrates e muito menos da filosofia, penso que todos nós sabemos alguma coisa, sim. Deus nos fez com intelecto, com sabedoria, com corpo, alma e espírito, sem falar da nossa possibilidade de nos associar ao Espírito Santo por meio da aceitação do sacrifício de Jesus. Ou seja, cada um de nós, seres humanos, é um poço de conhecimento comum e, individualmente, de conhecimentos específicos que adquirimos através do estudo. Os dons que cada um possui são prova mais que contundente de que possuímos algum conhecimento distribuído por Deus às pessoas como lhe aprouve (1 Coríntios 12:11).

O caro filósofo Sócrates que ache o que quiser de si mesmo. Salomão mesmo – que viveu muitos séculos antes dele – já exaltava o saber quando afirmou: “… realmente acumulei muita sabedoria e conhecimento” (Eclesiastes 1:6).

O conhecimento é um presente que nos é dado por Deus. “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre” (Deuteronômio 29:29). Leia a Bíblia, conheça essas revelações e mantenha em sua mente tudo que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável e de boa fama (Filipenses 4:8,9). Deus lhe deu a oportunidade de estudar, para que você seja bênção na vida da sua família e de todos os que vivem ao seu redor. Você sabe, sim, muita coisa, e louvado seja Deus por isso.

Com desprendimento e humildade – e sem falsa modéstia (perdão, Sócrates) – exerça o seu papel na sociedade. “Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

E, vamos que vamos, pois a seara é grande e são poucos os ceifeiros preparados.

Atilano Muradas é jornalista, teólogo, escritor, compositor e palestrante. Mora em Belo Horizonte e é pastor na Igreja Batista Getsêmani.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.