Leia também:
X Ariely Bonatti e Jairo Bonfim cantam sucesso do grupo Voices

Sinergia

Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Sinergia

Sinergia / Foto: Divulgação

Marcelo Martins - 03/09/2017 05h00

E sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28

Brisas e tempestades fazem parte da nossa vida com Deus. Há momentos em que tudo dá certo; realizamos sonhos, crescemos profissionalmente, desfrutamos de paz nos relacionamentos. Em outras situações, porém, parece que nos mudamos para o olho do furacão, onde tudo dá errado. Ficamos doentes, perdemos o emprego e o sono, vivemos como gladiadores dentro de casa.

Quando essas adversidades acontecem por causa de escolhas erradas, até entendemos. Mas e quando surgem do nada, sem nenhuma explicação? Há dias em que Deus parece estar perto; há dias em que Ele parece estar tirando férias.

Pensamos assim porque só conseguimos ver nossa vida pelo prisma de “um dia”. O ontem já é passado; o amanhã ainda não chegou, e nem sabemos se chegará. Só nos resta o hoje. Nossa timeline está sempre focada no “agora”. Com isso, nos esquecemos do que Deus já fez por nós, das bênçãos que recebemos, dos livramentos que tivemos. Só conseguimos viver o momento: se estamos sendo abençoados, ótimo! Se estamos passando por lutas, queremos chutar o balde.

Ao escrever o clássico versículo em Romanos 8:28, o apóstolo Paulo usa a palavra grega “Συνέργια” (sinergia), que é tradicionalmente traduzida por “cooperação”. Um bom dicionário descreve a mesma palavra como “ato ou esforço simultâneo de diversas partes para um determinado fim”.

Então, quando Paulo disse “que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus”, sua intenção era afirmar que, se verdadeiramente amamos a Deus e por Ele fomos chamados, tudo que nos acontece será usado por Deus para que vivamos Seu propósito. E isso inclui os momentos que amamos e os que queremos esquecer.

Deus não está preso ao nosso “agora”; a visão que Ele tem de mim e de você engloba, ao mesmo tempo, passado, presente e futuro.

Por isso, nenhum fato em nossas vidas é isolado ou acontece por acaso. Tudo tem um propósito, tudo tem um tempo, e Deus está no controle de tudo.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29:11

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.