Sem telepatia, por favor!
Se você quiser evitar aborrecimentos desnecessários, diga com todas as letras o que quer. É impossível o outro adivinhar o seu pensamento

Sem telepatia, por favor! Foto: Pixabay
Léa Mendonça - 19/08/2020 05h00
“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” Provérbios 14:1
N
ão sei se vocês já se encontraram em situação semelhante, mas eu já me encontrei, algumas vezes, esperando que o meu marido adivinhasse os meus pensamentos e desejos, do tipo, “quero só ver se ele vai fazer o que eu estou pensando”.
Ora, se não falarmos nada com eles sobre um determinado desejo, como poderão saber? Só se for por revelação, adivinhação ou por telepatia, concorda comigo?
A Parapsicologia diz que a Telepatia é “habilidade de conhecer o pensamento, ou o sentimento ou a atitude de outro ser consciente, sem o uso de linguagem verbal, corporal, sinais ou escrita”. Em outras palavras, a esposa espera que o marido adivinhe seus pensamentos. Quem age assim, geralmente fica frustrada, porque, por maiores que sejam as qualidades de um homem, telepatia não é uma delas.
Os homens são péssimos em adivinhar pensamentos, especialmente os das mulheres. Então, se você quiser evitar aborrecimentos desnecessários, diga com todas as letras o que quer, se possível desenhe e pinte, e, só para garantir, fale mais de uma vez. Se com palavras a comunicação, as vezes, já é difícil, imagine por pensamentos?
Então, para o seu próprio bem, para o bem do seu casamento, e para o bem da sua família, assuma o compromisso de expressar o que quer e crie o hábito de pedir as coisas com gentileza, em vez de esperar que o marido adivinhe tudo.
Em Gênesis 2:18 está escrito: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe- ei uma adjutora que lhe seja idônea.” Deus criou a mulher para dar suporte ao homem, e suporte é o mesmo que amparo. Sendo assim, a mulher precisa ser mais forte que o homem, pois todo suporte precisa ser mais forte do que aquilo que vai ser suportado. Sendo assim, não cabem na vida de qualquer mulher idônea, a imaturidade, do contrário cai o suporte e o que está sendo suportado.
O escritor de Provérbios escreveu que “o insensato não tem prazer no entendimento, senão, em externar o seu interior” (Provérbios 18:2). Em outras palavras, ele está dizendo que “aquele que não tem juízo, não se interessa pelo bem-estar externo, senão em mostrar seu interior neurótico”.
Fica aí a dica para um relacionamento mais saudável, transmita ideias, sentimentos e desejos com palavras bem definidas e não com pensamentos.
![]() |
Léa Mendonça é pastora da Igreja Batista Nova Jerusalém, no Rio de Janeiro; cantora e escritora. |