Leia também:
X Culto marca lançamento de Audiobless do cantor Klev

Seja responsável por sua vida

Elizete Malafaia - 22/02/2019 05h00


“Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito”.
Gênesis 45:8

O ser humano é responsável por sua filosofia de vida e por sua maneira de ser. Somos autores de nossa própria história. Livres para tomar decisões pessoais (internas) e perante outros (externas).
Para que nossas atitudes internas sejam saudáveis, é importante o autoconhecimento. Isso nos ajuda a entender por que temos relacionamentos difíceis – o que acontece muitas vezes não por causa do outro, mas porque estamos vivendo um conflito interno.

Mediante uma situação conflituosa, nossa primeira atitude deveria ser nos questionarmos para discernir o que está interferindo na relação. Contudo, nossa tendência é culpar o outro, quando deveríamos admitir a verdade em relação a nós mesmos.

É importante descobrir o que motiva o nosso comportamento em determinadas situações, sermos autênticos e não termos medo de mostrar nossa humanidade e limitações. Outro fator relevante é receber de Deus a paz diante dos conflitos internos.

Humildade e bom-humor são atitudes positivas que fazem parte da vida de um indivíduo saudável e autêntico. Aceitar suas limitações e aprender a rir de si mesmo, sem amargura, ajuda a amenizar muitas tensões.

No texto de abertura, vemos o exemplo de José, um homem que aprendeu a lidar com seus conflitos internos. Sua vida espiritual e emocional estava no controle de Deus. José foi um homem justo, íntegro e verdadeiro. Ele aprendeu a dominar o seu “eu” interior e a não fazer julgamentos precipitados. Exerceu o amor e o perdão, independente das circunstâncias; decidiu o que era certo; e venceu o mal com o bem.

Elizete Malafaia é pastora e líder de mulheres na ADVEC (Assembleia de Deus Vitória em Cristo), escritora e palestrante. É formada em Psicologia e Teologia e especialista em terapia de família.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.