Leia também:
X Verifique a fonte antes de aceitar uma crítica

Santidade como um estilo de vida

É uma decisão diária de abandonar qualquer coisa que nos afaste de Deus

2018-03-04_santidade_como_um_estilo_de_vida

Santidade como um estilo de vida Foto: Reprodução

Marcelo Martins - 04/03/2018 05h00

Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês.” Josué 3:5

VIVER EM SANTIDADE É UMA ATITUDE que Deus espera de todos os Seus filhos, pois, sem santidade, não conseguiremos sentir a presença do Senhor nem desfrutar do Seu poder. Quando os israelitas estavam acampados próximo ao rio Jordão, momentos antes do início da conquista da Terra Prometida, Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês” (Josué 3:5). Viver o milagre de atravessar o Jordão e conquistar a terra, portanto, dependia da disposição do povo de se manter santo diante de Deus.

No contexto bíblico, ser santo define o estilo de vida de uma pessoa que compreendeu que é necessário ser separado para Deus. Não é ausência de pecado, pois isso seria impossível. Também não é um estado absoluto, haja vista que o comportamento humano reflete quase sempre um estado emocional, que, por sua vez, é extremamente volátil. Santidade é uma decisão que tomamos — a cada instante — de abandonar qualquer coisa que tente diluir o nosso relacionamento com Deus. É uma conquista diária. A santidade de hoje não garante a santidade de amanhã.

Deus não se cala por causa dos nossos pecados; somos nós que perdemos o entendimento e a percepção espirituais quando escolhemos viver fora da santidade, ou seja, longe dos princípios que o Senhor deixou tão claros na Bíblia.

Quanto mais você separar sua vida para servir a Deus, mais compreenderá a vontade dele, se sentirá cada vez mais preparado para enfrentar os desafios que este mundo nos impõe todos os dias. Se você continuar a leitura do capítulo 3 de Josué, perceberá que, se o povo estivesse em santidade, as batalhas eram vencidas. Mas, se o povo seguisse outros deuses, por mais que o inimigo fosse inferior, Israel perdia, e perdia feio.

Ser santo, portanto, é um estilo de vida necessário, principalmente nestes dias em que os valores cristãos são relativizados dentro e fora da Igreja. Ser santo é uma questão de sobrevivência. Eu arrisco dizer que não dá para viver sem santidade.

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14


Marcelo Martins é pastor, editor, escritor e professor. Formado em Letras e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.