Sabedoria, um alvo a ser alcançado

Sabedoria, uma alvo a ser alcançado /Foto: Pixabay
Nancy Dusilek - 03/11/2018 05h00
“Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.” Provérbios 8:11
T
emos três termos usados frequentemente: informação, conhecimento, sabedoria. A informação é o recebimento dos dados em seu estado bruto. O conhecimento já é a informação analisada e compreendida. Já a sabedoria é o conhecimento submetido aos nossos valores morais e espirituais.
O texto de Provérbios 8:11, nos fala sobre o valor da sabedoria. O poeta a compara ao valor de rubis dizendo que é mais preciosa do que eles.
Sabedoria não é sinônimo de diplomas e títulos acadêmicos. Uma das definições dos eruditos para sabedoria é “prudência e moderação no modo de agir, temperança, reflexão”.
Em Tiago 1:5 lemos que querer sabedoria é justo e é só pedir a Deus. O texto não diz: Quer sabedoria? Vá estudar, tenha diplomas etc. Sabedoria é agir como sábio e isso nenhum diploma pode garantir. Temos que pedir a Deus.
Sabedoria é conhecer os valores morais de uma vida reta e agir debaixo dos princípios da Palavra de Deus.
Há muitos doutores em várias áreas que têm muita informação e conhecimento, mas não têm sabedoria. Há pessoas que nem terminaram o primeiro grau e são vidas cheias de sabedoria no agir pessoal e no relacionamento com as outras pessoas. Se tiver os dois, conhecimento e sabedoria, tanto melhor.
Quem não deseja ser uma pessoa com um rico currículo acadêmico e sábia? Esse é o ideal de Deus para nós. Mas na falta de um, é melhor ficar com a segunda alternativa.
Busquemos a sabedoria em Deus que nos ensina a cada dia como agir em nossos relacionamentos e vida pessoal. Peçamos a Deus sabedoria a cada dia para viver uma vida que agrade a Ele.
![]() |
Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil. |