Leia também:
X Você tem cifose emocional?

Sabedoria, um alvo a ser alcançado

Sabedoria, uma alvo a ser alcançado

Sabedoria, uma alvo a ser alcançado /Foto: Pixabay

Nancy Dusilek - 03/11/2018 05h00

Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.” Provérbios 8:11

T

emos três termos usados frequentemente: informação, conhecimento, sabedoria. A informação é o recebimento dos dados em seu estado bruto. O conhecimento já é a informação analisada e compreendida. Já a sabedoria é o conhecimento submetido aos nossos valores morais e espirituais.

O texto de Provérbios 8:11, nos fala sobre o valor da sabedoria. O poeta a compara ao valor de rubis dizendo que é mais preciosa do que eles.

Sabedoria não é sinônimo de diplomas e títulos acadêmicos. Uma das definições dos eruditos para sabedoria é “prudência e moderação no modo de agir, temperança, reflexão”.

Em Tiago 1:5 lemos que querer sabedoria é justo e é só pedir a Deus. O texto não diz: Quer sabedoria? Vá estudar, tenha diplomas etc. Sabedoria é agir como sábio e isso nenhum diploma pode garantir. Temos que pedir a Deus.

Sabedoria é conhecer os valores morais de uma vida reta e agir debaixo dos princípios da Palavra de Deus.

Há muitos doutores em várias áreas que têm muita informação e conhecimento, mas não têm sabedoria. Há pessoas que nem terminaram o primeiro grau e são vidas cheias de sabedoria no agir pessoal e no relacionamento com as outras pessoas. Se tiver os dois, conhecimento e sabedoria, tanto melhor.

Quem não deseja ser uma pessoa com um rico currículo acadêmico e sábia? Esse é o ideal de Deus para nós. Mas na falta de um, é melhor ficar com a segunda alternativa.

Busquemos a sabedoria em Deus que nos ensina a cada dia como agir em nossos relacionamentos e vida pessoal. Peçamos a Deus sabedoria a cada dia para viver uma vida que agrade a Ele.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membra da Academia Evangélica de Letras do Brasil.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.