Leia também:
X Lives do gospel batem recorde de acessos. Veja o TOP 10!

Responsabilidade da Família

Nancy Dusilek - 13/05/2020 05h00

Deuteronômio 6.1-25 – “e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (.7).

Que texto lindo este que acabamos de ler! É um manual dando diretrizes à família toda. Mostra a responsabilidade da família em servir ao Senhor, tanto os pais quanto os filhos, o que nem sempre é possível em nossas famílias, quando uma parte ainda reluta em ter Deus como o Senhor de suas vidas.

Mas, a responsabilidade dos pais em ensinar seus filhos independe de credo religioso. Quando o bebê chega em nossa casa, ele vem como um computador zerado, sem qualquer programação. Somos nós, os pais, que vamos inserir os melhores programas em sua cabeça, antes que outros o façam. E, para tirar esses programas piratas, fica muito mais difícil.

Por isso, é importante transmitir aos nossos filhos valores morais e espirituais antes que sejam contaminados. Além disso, ter um bom anti-vírus, como se faz no computador. Para isso, o melhor que existe é o ensino da Palavra e a comunhão com Deus desde pequenos. Inculcar significa gravar, imprimir, introduzir. As parteiras do povo de Israel tinham o costume de molhar os dedos em suco de tâmara e passar na boca do bebê para que ele sentisse o gosto e começasse a sugar o leite na mãe. Inculcar é imprimir no paladar do bebê algo bom.

Deus usa esse mesmo significado para o ensino aos filhos. Não é uma leitura rápida, sem vida, apresentada pelos pais. A criança toma gosto porque vê o gosto dos pais pela fé cristã. Além disso, o exemplo dos pais não é só falado, mas veja que os quatro verbos (assentado, andando, deitando e levantando) nos mostram as quatro posições do corpo humano. O exemplo é dado em todo o tempo.

No verso 20 o autor diz “quando o teu filho perguntar…” essa é a oportunidade que os pais crentes têm de responder aos filhos a razão de todo o ensino que lhes foi passado. Vale a pena investir em nossos filhos com a Palavra escrita e vivida no dia a dia. Lembre-se de que não basta ler e decorar versículos da Palavra. Isso é bom, mas as atitudes falarão muito mais alto.

ORAÇÃO
Senhor, que eu seja um exemplo para os meus familiares em qualquer situação em que me encontrar.

Nancy Dusilek é formada em Educação Religiosa e Letras. Atua como escritora e palestrante. É membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil.

Leia também1 Conselhos de Pai
2 Perigo na família
3 Famílias Escolhidas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.