Leia também:
X Rebeca Carvalho e Juliana Santiago visitam criança

Relacionamentos

Pr. Lipão - 30/01/2019 05h00 | atualizado em 30/01/2019 14h46


São quase 13 anos juntos e 10 anos de casamento. Descobri nesse tempo um segredo elementar das uniões amorosas: “Relacionamentos não têm problemas; pessoas têm problemas e geram complicações nos relacionamentos”.

Parece meio óbvio e até mesmo não muito importante, mas se você entender esse simples princípio, muita coisa irá mudar em seu casamento. Quantos casais desistem do relacionamento, porque o “casamento” está ruim? Mas, a grande verdade é que casamentos ruins e destrutivos apontam para pessoas ruins e destrutivas, ou seja, essas pessoas, acompanhadas ou desacompanhadas, estariam mal da mesma forma. Se divorciar para ir em busca da “felicidade”, só torna esses indivíduos mais infelizes ainda.

Adão, quado interrogado por Deus sobre o porquê de haver pecado, culpou o casamento dizendo: “Foi a mulher que tu me deste” (Gênesis 3:12). Mas, a realidade é que o problema ali presente não foi o casamento, mas ambos que desobedeceram a Deus, tornando assim a sua união catastrófica.

O que quero dizer é que você, esposa ou marido, precisa parar de culpar o casamento e começar a culpar quem realmente tem culpa. Culpado é o marido que faz anos que não elogia sua esposa, que não cuida da sua aparência, que não serve sua esposa na relação sexual, que não a ajuda, que há anos não lhe proporciona algo romântico, etc. Culpada é a esposa, que não honra e respeita o seu marido, que não arranca suspiros apaixonados do seu parceiro, que esbraveja e o destrata, etc.

Está vendo? Quando culpamos o casamento, nos ausentamos da possibilidade de solução. Porém, quando encontramos a culpa que existe em nós, entramos no caminho de um futuro extraordinário na relação conjugal e alteramos nosso destino como casal.

Pare de culpar o seu casamento e comece a assumir suas culpas e, principalmente, a iniciativa de fazer diferente. Em cima vocês podem ver uma foto de um casal profundamente falho, mas completamente apaixonado um pelo o outro e, principalmente, destinado a viver o melhor casamento possível. Como? Assumindo, com humildade, suas falhas e erros, parando de se esconder atrás do vitimismo e assumindo o destino planejado por Deus.

Filipe Falcão, o pastor Lipão, é fundador da Onda Dura e responsável pela igreja local de Joinville. Também lidera a expansão das igrejas Onda Dura ao redor do mundo. É casado com a pastora Larissa Estrada, com quem tem dois filhos, Joshua e Zion.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.