Leia também:
X Em vídeo, pastor admite adultério, mas nega assédio

Promovendo mudanças

Flavio Valvassoura - 31/03/2020 05h00

“9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus; 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, 12 dando graças ao Pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.” – Colossenses 1: 9-1

Em toda a história da igreja é possível notar um contínuo processo de mudanças. As cartas neo-testamentárias deixam isto muito claro. Seus autores, por vezes e principalmente o apóstolo Paulo, demonstra esta necessidade de contínua mudança. Existiam já naquela época falsos mestres que muitas vezes desviavam as pessoas deste propósito de mudança e os levava a um comodismo nocivo, não muito diferente do que vemos hoje onde muitos têm deturpado o que realmente Deus deseja transformar na nossa vida.

A mudança é necessária, na verdade, ela é um processo contínuo de aprimoramento. Podemos e devemos nos tornar melhores a cada dia, este é o crescimento, de graça em graça, que Deus deseja para nós. Somos uma obra contínua de Deus e precisamos buscar nEle e na Sua palavra o aprimoramento para chegar um dia à perfeição. Por isso Paulo orienta aqui alguns princípios muito importantes para esse processo de mudança.

1-) Buscar ser cheio do conhecimento de Deus e de Sua vontade. Paulo começa dizendo no verso 9 que sua oração é para que pudessem transbordar do conhecimento da vontade de Deus. É maravilhoso viver a vontade de Deus, a Bíblia nos diz em Romanos 12:2 que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Não há nada melhor do que estar no centro da vontade de Deus! Para conhecer a sua vontade, não há outro método há não ser pela Palavra de Deus. É nela que Deus revela a Sua vontade para nós e através dela é que podemos andar segundo o Seu desejo.
Você nunca viverá o plano perfeito de Deus para a sua vida se não conhecer plenamente a Sua Palavra.

2-) Buscar o poder para viver a Sua vontade. Paulo diz no verso 10 que o intuito ou a finalidade de ter conhecimento da vontade de Deus é para viver de modo digno dEle. Esta dignidade está ligada ao fato de receber e ter em sua vida Aquele que é acima de todos e Senhor sobre todos. Devemos ser dignos desta presença e de viver esta vontade perfeita de Deus. Por isso, não basta apenas o conhecimento da Palavra e da vontade de Deus se eu não sou capaz de aplicar e viver isso. Paulo enfatiza ainda dizendo que precisamos ser fortalecidos com o poder de Sua glória.
Este poder está na pessoa do Espírito Santo, aí então está a grande necessidade de buscar sua presença e ser aperfeiçoado nesse poder do Espírito, poder que cumpre o propósito do Espírito de Deus em nós que é trazer glória ao nome de Jesus Cristo.

Só é possível viver o que diz a Palavra através do poder do Espírito. Buscar este poder significa viver o que diz a Palavra e não outra coisa,é buscar ser cheio do Espírito e frutificar aquilo que Ele produz em nós como diz Gálatas 5:22 e 23 e assim viver o plano maior de Deus.

3-) Buscar fazer valer a herança que nos foi dada em Cristo Jesus. Paulo diz no verso 12, que andando neste constante aprimoramento, Ele nos faz idôneos, em quem não há dolo, para recebermos a herança que Ele nos deu. O propósito de Deus na constante transformação e aperfeiçoamento da nossa vida é para que sempre nos encontremos dignos de receber o que Ele já nos deu e o que Ele continua a fazer por nós, para isso, é necessário fazer uma clara opção de Jesus ser não apenas o teu Salvador mas também, e diria principalmente, ser o teu Senhor.

Reflexão:
– Uma das grandes características de alguém que deseja alcançar grandes coisas é o fato de reconhecer que precisa melhorar sempre. Tenho a consciência da necessidade de constante aperfeiçoamento?
– O aperfeiçoamento só é possível quando encontro um referencial maior e melhor do que eu. Reconheço que a vontade de Deus é muito melhor do que a minha e que por ela eu viverei algo além do que jamais sonhei? Estou então disposto a conhecer a sua vontade através do pleno conhecimento de Sua palavra?
– Nem sempre o querer é poder como diz o ditado, neste caso é uma grande verdade este dito popular, só o querer não te levará a viver tudo isso, é um ótimo começo mas não deixará de ser apenas um início, somente através do poder do Espírito Santo é possível viver esta vida, para isso, é necessário se relacionar com Ele e ser cheio dEle, você está disposto a buscar ser cheio do Espírito Santo de Deus?
– A dignidade nos presenteia, quando nos apresentamos dignos sempre receberemos a herança que é inerente à isto, se você não está vivendo a plenitude da vontade de Deus é porque ainda não tem se apresentado totalmente digno, qual a sua disposição hoje para deixar Jesus ser o teu Senhor e não somente o teu Salvador e obedecer a sua vontade através do Espírito Santo de Deus?

Oração
“Santo Deus, que a tua santidade habite em minha vida. Que sempre me encontre digno da Sua maravilhosa presença e que seu constante trabalhar em mim me molde segundo o Seu querer. Em nome de Jesus, amém.”

Flavio Valvassoura é escritor e pastor da Igreja do Nazareno Central, Campinas/SP.

 

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.